in

63% dos portugueses ponderam comprar no Black Friday este ano

Mais de metade dos portugueses (63%) pondera, este ano, fazer compras no Black Friday, segundo uma pesquisa realizada pela Google Portugal em julho deste ano, o que mostra que esta data está cada vez mais enraizada e é hoje um dos grandes momentos de consumo em Portugal.

No ano passado, a semana do Black Friday, em novembro, foi a semana do ano que registou o maior número de pesquisas no Google em Portugal, sendo a maioria realizada em dispositivos móveis.

O consumidor português é cada vez mais omnicanal, ou seja, tanto compra na loja online como na loja física. 64% dos consumidores ponderam comprar online, de acordo com o estudo da Google que envolveu mais de cinco mil pessoas.

Apesar do vestuário e calçado e tecnologia concentrarem a maior parte das vendas no Black Friday, os estudos mostram que, em Portugal, há também uma intenção de compra de várias outras categorias: vestuário e calçado (55%), tecnologia (49%), perfumes e cosmética (24%), eletrodomésticos (21%), brinquedos (16%) e viagens (14%). “Para vencer, é indispensável e crítico que as marcas comuniquem regularmente durante o mês de novembro. Os consumidores estão mais predispostos à informação das marcas e, por outro lado, as marcas procuram múltiplas fórmulas e estratégias para chegar ao consumidor. É uma época crítica e soluções de publicidade como os anúncios Masthead e Blast no YouTube, por exemplo, podem ser um aliado poderoso para atingir as grandes audiências que procuram oportunidades na Black Friday”, explica Joana Bastos, Industry Manager na Google Portugal.

Joana Bastos destaca que “uma presença forte na pesquisa do Google também é naturalmente importante nesta fase do ano, já que cada busca de produto reflete uma necessidade ou uma intenção de compra, sendo, por isso, um momento crítico para as marcas captarem um novo cliente ou concretizarem uma venda.”

Apesar da Black Friday ser um importante momento de consumo e relevante para a comunicação das marcas, é apenas o início. O consumo continua até ao Natal e com a Cyber Monday pelo meio que, ao longo dos anos, tem vindo a ganhar importância. Em Portugal, as pesquisas no Google por Cyber Monday crescem 56% a cada ano que passa. “A Black Friday e a Cyber Monday não devem ser vistos como eventos isolados. O consumo continua até ao Natal e é importante continuar a comunicar: apostar em estratégias de audiências, de forma a procurar novos utilizadores com maior probabilidade de conversão e fazer ‘retargeting’ aos utilizadores que visitaram o website na Black Friday”, acrescenta Joana Bastos.

Dom Pérignon lança edição limitada com assinatura de Lenny Kravitz

Tetra Pak investiga as possíveis aplicações do grafeno na indústria da alimentacão e das bebidas