in

6 carteiras digitais e Alipay vão colaborar na promoção da interoperacionalidade dos pagamentos na Europa

João Barros

Seis carteiras digitais e a Alipay, o sistema de pagamentos do Alibaba, vão colaborar para promover a interoperacionalidade dos pagamentos digitais baseados em código QR para turistas da Europa e da China.

A Bluecode, a ePassi, a momo pocket, a Pagaqui, a Pivo, a Vipps e a Alipay estão a trabalhar na adoção de um código QR unificado, que permitirá aos seus utilizadores fazer pagamentos com as suas apps domésticas em retalhistas de 10 países europeus onde as mesmas são aceites. Simultaneamente, os retalhistas que já aceitem os pagamentos móveis através destas seis aplicações nos seus mercados domésticos poderão também aceitar pagamentos feitos pelos clientes dos outros países envolvidos na colaboração. Paralelamente, os utilizadores da Alipay poderão também fazer pagamentos nos comerciantes que aceitem aquelas seis carteiras digitais.

A finlandesa ePassi e a norueguesa Vipps estão a começar a preparar o formato para utilizadores de vários países nórdicos, enquanto a espanhola momo pocket, a portuguesa Pagaqui e a austríaca Bluecode irão a implementar a colaboração nos seus mercados de origem ainda este verão.

A colaboração deverá estender-se a mais países europeus e carteiras digitais no futuro. Atualmente, junta mais de cinco milhões de utilizadores e 190 mil comerciantes na Europa.

Os parceiros acordaram aplicar um formato de código QR compatível fornecido pelo Alipay. A ePassi e a Bluecode irão oferecer os serviços técnicos, de modo a simplificar o processo de integração.

Publicidade

Publicidade

Vinhos da Herdade de Espirra galardoados com 13 medalhas

Zippy desafia famílias portuguesas a retratarem tema da inclusão