in

560 e-Label: solução portuguesa simplifica cumprimento da lei europeia no sector do vinho

Comprar vinho na União Europeia tornou-se uma experiência mais transparente: graças ao 560 e-Label, solução criada em Portugal, os consumidores podem aceder através de um simples QR Code à lista de ingredientes e informação nutricional, escolhendo de forma mais consciente e informada.

Foto Shutterstock

Oiça este artigo aqui:

Desde dezembro de 2023, todos os vinhos produzidos ou importados na União Europeia são obrigados a apresentar a lista de ingredientes e a declaração nutricional no rótulo, físico ou digital. A medida, que resulta de novas regras comunitárias, pretende reforçar a transparência no sector vitivinícola e oferecer aos consumidores informação mais clara para escolhas conscientes.

Em resposta a este desafio, a GS1 Portugal desenvolveu o 560 e-Label, uma solução digital que centraliza os dados exigidos por lei e gera automaticamente um QR Code powered by GS1, acessível em 24 línguas da União Europeia. O sistema está integrado na plataforma Sync PT, permitindo aos produtores gerir de forma simples toda a informação obrigatória.

Até há pouco tempo, a lista de ingredientes e a declaração nutricional eram consideradas informação interna, não disponível ao público. Com a entrada em vigor da nova legislação, o sector enfrenta uma mudança estrutural, que obriga a dar visibilidade a estes dados.

Esta solução não só ajuda os produtores a cumprirem a lei, como também reforça a confiança entre produtores, distribuidores e consumidores”, destaca a GS1 Portugal.

Além disso, a digitalização através do 560 e-Label abre caminho a uma nova dimensão: a integração de indicadores de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG). Para a cadeia de valor, cada vez mais orientada para práticas responsáveis, este passo pode representar uma vantagem competitiva.

Como funciona o 560 e-Label

O processo é simples e pensado para reduzir custos e complexidade para os produtores:

  1. Inserir a informação obrigatória: o produtor carrega na plataforma Sync PT todos os dados legais (ingredientes, tabela nutricional, entre outros).
  2. Gerar o QR Code: o sistema cria automaticamente um código bidimensional único, pronto a imprimir. Não há limite para o número de códigos.
  3. Atualizar quando necessário: sempre que a informação for alterada, basta atualizar os dados na plataforma. O QR Code já impresso continua válido, garantindo que o consumidor acede à versão mais recente.

Para ajudar nos próximos passos a GS1 Portugal organiza o webinar Formação Vinhos & 560 E-Label. Durante o mesmo vão ser abordadas as novas regras de rotulagem e a solução 560 e-Label, incluindo regulamentação, informações obrigatórias e casos práticos.

  • Data: 18 setembro
  • Horário: 14:30 às 16:00
  • Valor: Gratuito

Siga-nos no:

Google News logo

Jerónimo Martins

Jerónimo Martins lança nova edição do Trainee Programme em Portugal

Tetra Pak

Tetra Pak e Swan Neck Bio unem forças para acelerar a escalabilidade dos Novos Alimentos