As marcas investem triliões em marketing, todos os anos, na esperança de verem um retorno. Mas qual o valor de investimento ideal para que a publicidade seja competitiva, particularmente nos dias de hoje? E como se comparam os níveis de investimentos previstos com os níveis ótimos para cada tipo de canal de media? Estas foram algumas das questões a que a Nielsen se propôs responder, tendo por base mais de 150 mil casos que ajudam a compreender o que é preciso, afinal, para se ser competitivo.
Foi no passado dia 9 de novembro que a empresa especialista em medição de audiências, dados e análises divulgou o seu 2022 ROI Report, num evento que juntou a Associação Portuguesa de Anunciantes para uma manhã de debate sobre a eficácia do investimento feito na publicidade. Um relatório de rentabilidade que oferece informações e recomendações para que publicitários e agências aumentam o seu ROI nos planos de meios.
De acordo com o relatório global da Nielsen sobre o ROI, aproximadamente metade dos anunciantes não investe o suficiente num canal para obter o máximo retorno. Embora a fraca rentabilidade possa fazer com que as marcas se retraiam na despesa, a Nielsen descobriu que essa despesa precisa, frequentemente, de ser mais elevada de forma a conseguir impulsionar a rentabilidade, concluindo-se que 50% dos planos de meios carece de alto investimento para uma maximização do ROI.
Marcas céticas em relação aos novos canais de comunicação
É difícil para as marcas gastarem grandes quantidades do seu orçamento, sem prova de que os novos meios de comunicação funcionam, mas gastar pequenas quantidades pode tornar difícil ver isto mesmo.
A Nielsen descobriu que os anúncios de podcast, marketing influente e conteúdo de marca podem proporcionar mais de 70% de recordação da marca e que a relação custo-eficácia do marketing influente é comparável à relação custo-eficácia dos meios convencionais. Isto faz com que sejam umaopção de teste, desde que se tenha um plano de medição em vigor.
Uma análise contínua para uma maior otimização
De facto, as atuais métricas de alcance são um indicador precoce no que respeita à avaliação de vendas. O presente estudo indica que as campanhas que otimizaram de forma contínua o seu alcance conseguiram um ROI mais elevado. Ter esta capacidade de otimizar as métricas, enquanto a campanha se encontra em curso, irá levar à obtenção de um ROI maior.