in

Consumidores preferem anúncios no TikTok

Foto XanderSt / Shutterstock.com

O TikTok ganhou ainda mais atenção durante a pandemia e lidera o ranking global da publicidade nas plataformas digitais.

A Kantar divulgou a lista que mede a perceção dos consumidores em relação à publicidade (equity) em diferentes ambientes. O estudo Media Reactions, que entrevistou quatro mil consumidores e mais de 700 profissionais de marketing a nível global, coloca o TikTok na liderança das plataformas de anúncios digitais preferidas dos consumidores, seguido pelo Instagram (2.º), Snapchat (3.º), Google (4.º) e Twitter (5.º).

O estudo indica que, dentro do ambiente digital, os consumidores e os profissionais de marketing estão de acordo em relação às plataformas digitais confiáveis, como o Google, o Instagram e o Twitter. No entanto, geralmente, os consumidores são mais positivos em relação à publicidade nas plataformas mais recente, como o TikTok, enquanto os profissionais de marketing preferem marcas mais estabelecidas, como o YouTube.

 

Investimento publicitário

A Kantar destaca, ainda, que, durante a pandemia, 60% das empresas relata ter reduzido os seus gastos com marketing, com 30% a indicar, mesmo, uma redução bastante significativa. A pandemia resultou num maior foco no propósito das marcas e na transformação digital e, como consequência, os profissionais de marketing avaliam agora a adequação das campanhas e a recetividade publicitária antes do ROI e das considerações de custos, ao tomar suas decisões de investimento.

As mudanças nos investimentos têm estado, também e em grande parte, alinhadas com a mudança nos hábitos de consumo de media dos consumidores, que durante a pandemia se tornaram mais digitais. Como tal, a alocação de recursos para os canais digitais aumentou, ao passo que o investimento em media offline diminuiu.

O estudo também indica que as mudanças registadas 2020 vão acelerar ainda mais em 2021, especialmente para no que se refere aos vídeos online. As plataformas globais mais propensas a beneficiarem destas alterações são, então, o YouTube, o Instagram, o TikTok e oGoogle.

 

Divisão online-offline

Não obstante todas estas alterações, a Kantar indica que os consumidores preferem os canais offline para receber publicidade e tendem a considerá-los como de melhor qualidade, mais confiáveis e menos intrusivos do que os canais online.

A nível global, os canais em que os consumidores preferem consumir publicidade são os anúncios no cinema, os eventos patrocinados, os anúncios em revistas, os anúncios digitais fora de casa (OOH) e os anúncios em jornais.

O cinema lidera a lista em quatro dos sete países avaliados (Austrália, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos da América), enquanto eventos patrocinados lideram o no Brasil e na China.

Porém, embora os formatos online sejam geralmente menos aceites do que os offline, as perceções dos consumidores são mais favoráveis para conteúdos patrocinados por influenciadores, anúncios em podcasts e anúncios de TV por streaming.  Entre todos os formatos, a publicidade na TV e em vídeo online continua a dominar a exposição aos anúncios.

Já o foco da comunidade de marketing permanece no digital. As plataformas de anúncios preferidas da indústria são anúncios em vídeo online, anúncios na TV, anúncios em redes sociais, anúncios na TV por streaming e stories em redes sociais.

Publicidade

portugueses

Governo vai avançar com legislação para regulamentar os marketplaces

ID Logistics

ID Logistics vai gerir a operação logística da Hisense em Portugal