in

45% das compras iniciadas no site das marcas são finalizadas noutro lado

São quatro os canais principais usados pelos consumidores para iniciar uma compra online e cada um conduz a diferentes resultados.

Segundo uma pesquisa da PowerReviews, junto de 1.034 consumidores norte-americanos, os consumidores online iniciam geralmente o seu percurso de compra na Amazon (38%), nos motores de busca (35%), no site da marca ou retalhista (21%) ou noutro “marketplace”, como o eBay (6%).

O facto de grande parte das compras online terem início na Amazon deve-se à presença massiva de comentários de outros consumidores, já que mais de metade (55%) dos inquiridos confirmou que as críticas são importantes.

Os consumidores que iniciam o seu percurso de compra no site da marca ou retalhista fazem-no porque é mais fácil encontrar o que precisam (56%) e porque são já clientes repetentes, fiéis às suas marcas (48%). Mas, uma vez nestes sites, 45% opta pelo motor de busca se não encontrar comentários ou, pelo menos, em número suficiente. 25% opta pela Amazon e 20% pelo site de uma marca concorrente.

Esta deve ser, de resto, a principal razão pela qual 45% dos consumidores que iniciam a sua compra no site da marca ou retalhista acabam por concluí-la noutro local. No entanto, a crescente importância da omnicanalidade também tem a sua quota-parte de responsabilidade, já que 48% finaliza a compra em loja.

Mondelèz faz oferta de compra pela Hershey

Cinco tendências tecnológicas que vão mudar o quotidiano das empresas