in

3.ª edição do Manual da Distribuição

Aquele que, há 20 anos, foi o primeiro manual publicado sobre o sector da distribuição em Portugal apresenta agora uma terceira edição, totalmente revista e atualizada, mantendo o olhar crítico e profissional do autor, José António Rousseau, que faz do sector da distribuição e do consumo a sua atividade principal há mais de quatro décadas.

José António Rousseau, docente e investigador da UNIDCOM/IADE
José António Rousseau, docente e investigador da UNIDCOM/IADE

A terceira edição do Manual de Distribuição surge numa altura crítica para o sector e, tal como a sua capa indica, o sucesso e a evolução do mesmo só são possíveis quando todos os caminhos se cruzam e trabalham alinhados para um objetivo comum. A partir da rede de metro de Londres, as estações foram substituídas pelos pontos de contacto e canais de distribuição hoje existentes, dando uma imagem da atual complexidade da logística e da distribuição.

 

Novos conteúdos

Nesta terceira edição, para além da atualização dos dados quantitativos, são muitas as diferenças e novidades apresentadas, onde se incluem dois conteúdos novos designados por “Visionários da Distribuição” e “Cavaleiros do Apocalipse”.

Nos “Visionários da Distribuição” dão-se conta das vidas e das histórias empresariais de personalidades que, nos últimos 200 anos, marcaram de forma indelével a evolução da distribuição mundial através das inovações que introduziram e dos modelos de negócio que criaram ou desenvolveram.

Por sua vez, os “Cavaleiros do Apocalipse” são cinco homens, designadamente Jeff Bezos (Amazon), Steve Jobs (Apple), Mark Zuckerberg (Facebook) ou Larry Page (Google), cujas ideias e inovações disruptivas mais do que revolucionaram os negócios da distribuição mundial, provocando as ondas de “destruição criativa”, a que Shumpeter se referia no século passado.  Por causa deles, já hoje e cada vez mais no futuro, a distribuição e as novas formas de consumo que lhe estão subjacentes estão a mudar tudo aquilo que cse considerava seguro.

Nesta edição, encontram-se ainda dois casos de estudo elaborados, em conjunto com as respetivas empresas, Mercadona e Goldratt, ainda não muito conhecidas no país, mas cuja atividade, no futuro, não deixará ninguém indiferente

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Nortada Natal

Nortada lança Calendário do Advento de cerveja

Black Friday

Marcas preparam-se para a Black Friday mais longa de sempre