O início da época balnear no norte ficou marcado pelo arranque da segunda edição do TransforMAR na praia da Aguda, em Vila Nova de Gaia.
Este projeto, que surge de uma iniciativa do Lidl Portugal, juntamente com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Eletrão, Quercus e Agência Portuguesa do Ambiente (APA), pretende sensibilizar para a importância de uma boa conduta ambiental em praia e para os princípios da economia circular, através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos.
Esta segunda edição estará presente, durante 45 dias, em 15 praias de norte a sul do país, promovendo a recolha, num depósito próprio, não só de embalagens de plástico, mas agora também de metal, produzidos pelos veraneantes enquanto usufruem do seu tempo em praia, com a promessa de que estes serão transformados num benefício para a comunidade, uma iniciativa que não só garante praias mais limpas, como promove um comportamento mais responsável.
Em paralelo, decorreu também na praia da Aguda a cerimónia oficial de entrega do primeiro circuito de equipamentos de atividade física produzidos a partir de plástico reciclado, resultante da primeira edição do projeto TransforMAR, marcando o início da entrega à comunidade. Outras 13 praias, que participaram o ano passado neste projeto, se seguirão.
Na sua primeira edição, que se realizou no verão passado, o TransforMAR passou por 14 praias, de norte a sul do país e, no total, foram recolhidas 1,5 toneladas de material plástico, que correspondem a cerca de 88 mil unidades, cabendo à Electrão, parceira do projeto, toda a operação de recolha e reciclagem dos resíduos plásticos. A Extruplás foi a empresa responsável pela sua transformação nos aparelhos de circuito de atividade física que serão agora entregues.
Para Hélder Rocha, diretor geral Norte do Lidl Portugal, “este projeto é mais uma das formas do Lidl poder contribuir para um amanhã mais sustentável, através da correta gestão dos resíduos e da promoção da economia circular. O Lidl assumiu um sério compromisso em prol da redução de utilização de plástico, no qual este projeto se insere, como sensibilização da comunidade para um problema que nos afeta a todos, comprometendo o nosso futuro. Estamos muito satisfeitos com o resultado da primeira edição do TransforMAR, pois, com o novo destino que foi dado ao plástico, aliamos estilos de vida saudáveis a escolhas responsáveis. Acreditamos que, este ano, conseguiremos ainda uma maior abrangência, em 45 dias de ação, sensibilizando portugueses de norte a sul do país.”
Com uma forte estratégia de sustentabilidade e de redução de plástico a 360 graus, o Lidl foi a primeira cadeia de retalho em Portugal a assinar o pacto ambiental com as Nações Unidas e com a Fundação Ellen MacArthur. A nível nacional, a cadeia foi ainda pioneira a assumir, em março de 2018, um compromisso de redução de consumo de plástico nas embalagens de marca própria em 20% até 2025, a descontinuar a venda de plásticos descartáveis, em agosto de 2018, e a anunciar o fim da venda de sacos de plástico para transporte de compras, até ao final de 2019.