in

20.º aniversário da Confraria da Cerveja marcado pela nomeação da sua primeira grã-mestre

Confraria da Cerveja

A cerimónia de entronização da Confraria da Cerveja reuniu perto de 200 “apaixonados” e Confrades da Cerveja, no passado dia 17 de outubro, em Aveiro, tendo sido entronizados 45 novos confrades em quatro categorias: Confrades Mestre, Confrades de Honra, Confrade Protetor e Confrade Consumidor.

Este ano, a cerimónia de entronização coincidiu com o 20.º aniversário da Confraria da Cerveja e, por essa razão, foram várias as novidades. Sob o mote “Um Brinde à Diversidade!”, a cerimónia de 2023 ficou marcada pela passagem de testemunho entre grão-mestres. Pela primeira vez em 20 anos de existência, o cargo passou de um homem para uma mulher, sendo Teresa Apolónia a primeira grã-mestre da história da confraria, bem como a primeira mestre cervejeira a desempenhar este papel.

Teresa Apolónia, que desempenhou até à presente data o cargo de secretária-geral da Confraria da Cerveja, sucede a Rui Lopes Ferreira, grão-mestre desde 2017 e atual presidente da Associação Cervejeiros de Portugal. Foram seus antecessores neste cargo de grão-mestre Manuel Ferreira de Oliveira, António Pires de Lima, Alberto da Ponte e Nuno Pinto de Magalhães.

É para mim uma grande honra ser a primeira grã-mestre da Confraria da Cerveja, a qual pretendemos que seja cada vez mais aberta, mais diversa e mais inclusiva. Estou muito empenhada em contribuir para promover a cerveja como um elemento agregador de culturas e identidades. É à volta dela que se reúnem pessoas diferentes, à procura de sabores diversos, mas com algo em comum: uma cerveja na mão”, considera Teresa Apolónia.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Vista Alegre copo Cachaça

Vista Alegre lança copo para a degustação da cachaça

Casa Ermelinda Freitas

Casa Ermelinda Freitas conquista prémio de Melhor Fortificado de Portugal na Bélgica