in

Adesão ao 5G cresce acima das expectativas

O crescente entusiasmo e dinamismo em relação ao 5G proporciona que a Ericsson, venha a atingir mais de 400 milhões de subscrições adicionais de banda larga móvel otimizada, à escala global, até ao fim de 2024.

Assim, a edição de junho de 2019 do Ericsson Mobility Report prevê que o 5G atinja um total de 1,9 mil milhões de subscrições (uma subida em relação aos 1,5 mil milhões mencionados na edição de novembro de 2018), o que representa um aumento de quase 27%.

Outras previsões estão igualmente a ser revistas em alta, fruto da rápida adesão ao 5G. Espera-se que a cobertura de 5G abranja 45% da população mundial, até ao fim de 2024, e tal pode chegar mesmo aos 65%, uma vez que a tecnologia de partilha possibilita a implementação do 5G em bandas de frequência LTE.

Fornecedores de serviços de comunicações dos mais variados mercados mudaram para o 5G na sequência do lançamento de smartphones compatíveis com esta solução. Em alguns mercados, estão também a ser definidos objetivos mais ambiciosos para uma cobertura populacional de até 90% no primeiro ano.

O forte compromisso dos fornecedores de dispositivos e chipsets é também essencial para a aceleração da adoção do 5G. Prevê-se que smartphones para todas as principais bandas de espetro cheguem ao mercado no decorrer deste ano. Com a disponibilidade crescente de dispositivos 5G e a ativação de mais redes, estima-se um total de mais de 10 milhões de subscrições de 5G a nível global até ao fim de 2019.

É expectável que a adesão a subscrições de 5G seja mais rápida na América do Norte, com cerca de 63% das subscrições móveis antecipadas nesta região a ter origem no 5G, até 2024. Segue-se o nordeste asiático (47%), enquanto a Europa ficará em terceiro lugar neste ranking (40%).

Fredrik Jejdling, vice-presidente executivo e responsável de redes da Ericsson, afirma que “o 5G está, definitivamente, a crescer, e a ritmo cada vez mais forte, o que reflete o entusiasmo dos fornecedores de serviços e dos consumidores em relação à tecnologia. O 5G terá um impacto positivo nas vidas das pessoas e nos negócios, concretizando ganhos para além da IoT e da Quarta Revolução Industrial. Contudo, os benefícios totais do 5G apenas podem ser sentidos juntamente com o estabelecimento de um ecossistema sólido, no qual parceiros tecnológicos, regulamentares, de segurança e da indústria tenham um papel a desempenhar“.

O tráfego total de dados móveis continuou a disparar a nível global no primeiro trimestre de 2019, um aumento de 82% face ao ano anterior. Prevê-se que atinja 131EB por mês, até ao fim de 2024, período em que se prevê que 35% desse tráfego seja proveniente de redes 5G. Existem mil milhões de ligações móveis de IoT a nível global, um número que se espera aumentar para 4,1 mil milhões até ao fim de 2024, dos quais 45% são representados por IoT em massa. Os sectores que utilizam a IoT em massa incluem serviços, com a implementação de contadores inteligentes; saúde, na forma de dispositivos médicos; e os transportes, com os sensores de monitorização.

50% da população mundial usará carteiras digitais até 2024

Azeite Quinta da Pacheca medalhado pelo terceiro ano consecutivo