Oiça este artigo aqui:
A Zalando lidera o sector europeu da moda online, seguida de perto pela chinesa Shein, na segunda posição, que continua a ganhar quota de mercado, de acordo com o “Top 250 Fashion & Beauty Retail Europe”, publicado pela Cross-Border Commerce Europe.
A Vinted, na terceira posição, a Stockx, na quarta, e a Nike, na quinta, completam o top 5 das maiores empresas de moda online da Europa.
Em 2022, as vendas de moda online atingiram os 122 mil milhões de euros, atingindo 15% da quota de mercado total do continente europeu. De acordo com o relatório, 15.100 milhões de euros corresponderam a vendas online em segunda mão. “O crescente mercado de moda em segunda mão, apoiado pelos marketplaces de revenda C2C, é promissor”, destaca a Cross-Border Commerce Europe.
Até 2026, espera-se que mais de um quarto das vendas de moda e beleza seja feito online.
Cosmética
Na cosmética, a empresa checa Notino está posicionada em primeiro lugar, com a maior quota de mercado na Europa, seguida pela Oriflame (2.ª), Dermestore (3.ª), Avon (4.ª) e Farmaline (5.ª).
Por outro lado, em relação aos marketplaces de beleza, a Sephora assume a liderança e ocupa a primeira posição.
Marketplaces
Importa destacar o aumento dos marketplaces para a venda de produtos em segunda mão, como a Vinted, que responde por 1,94% de quota de mercado.
Internacionalmente, Amazon, Zalando, eBay, AliExpress e Etsy têm a maior participação.
Neste momento, embora a Amazon lidere o ranking, por ter uma maior quota de mercado fora da Europa, a Zalando monopoliza uma maior quota do mercado de moda online: 9,8% contra 8,3% da Amazon.