Worten e Instituto Superior Técnico inauguram novo Laboratório de Logística

Log.lab_Técnico_Worten

A Worten e o Instituto Superior Técnico (IST) inauguraram o novo Laboratório de Logística – Log.lab, powered by Worten, no Polo de Oeiras do Técnico, no Taguspark.

O Log.lab foi criado no âmbito da parceria estratégica entre a Worten e o IST, que teve início em janeiro de 2022, com foco na área da Engenharia e Gestão Industrial e da Logística. A parceria prevê o desenvolvimento de várias iniciativas conjuntas, entre as quais um prémio de mérito anual, doação de equipamentos, para “proporcionar mais e melhores meios educacionais, formação avançada com a atualização profissional para os colaboradores da Worten e workshops universidade-indústria, com o objetivo de estreitar a ligação Técnico-Worten e fomentar outras iniciativas”.

 

Prémio de Mérito Worten

Nos últimos dois anos, foram dados passos nesse sentido com a atribuição do Prémio de Mérito Worten na Unidade Curricular de Gestão de Armazéns e Materiais a estudantes do IST, que conta já com três edições, e a criação dos cursos de especialização em Logística 5.0 e Gestão da Qualidade, desenhados especialmente para a Worten, com vista à atualização das competências dos seus colaboradores, em alinhamento com a evolução e as tendências do mercado. “A parceria vai mais além, prevendo a continuação da atribuição do prémio de mérito e apoio a uma tese de doutoramento, permitindo desenvolver projetos de investigação inovadores e alinhados para a resolução de problemas reais”, detalha a Worten.

“A ‘supply chain’ é uma área de extrema importância para o negócio da Worten e na qual temos vindo a apostar cada vez mais, como parte de uma forte estratégia omnicanal. Investir no conhecimento em áreas como a logística e a gestão industrial e conhecer as últimas tendências do sector, nomeadamente as potencialidades da transformação digital e da logística 5.0, é fundamental para manter os nossos colaboradores atualizados e preparados para responder rapidamente às exigências do mercado. A parceria com o Técnico, que dá agora um importante passo com a inauguração do novo laboratório, permite-nos fazer isso mesmo”, explica Miguel Mota Freitas, CEO da Worten.

 

Log.lab

O novo laboratório vem potenciar a formação em áreas como a logística, gestão de armazéns, gestão de operações ou até gestão de cadeias de abastecimento, com uma grande componente prática e onde o potencial de aplicação de conhecimentos de outras áreas é muito elevado. Trata-se de um espaço flexível, com um grande potencial para vir a abranger também alunos e docentes de outras áreas de conhecimento, como, por exemplo, através do desenvolvimento de ferramentas e soluções do domínio de Engenharia Informática e Computadores, Robótica, entre outros.

Na génese do Log.lab está uma ideia das professoras do Instituto Superior Técnico, Susana Relvas e Tânia Ramos, corresponsáveis pelo projeto, e que, desde 2016, planeiam a criação de um laboratório associado à temática da logística. Apoiado pelo restante Departamento de Engenharia e Gestão, só mais tarde foi levado à prática, graças à parceria com a Worten. “Da ideia do laboratório à sua concretização foi feito um longo caminho, mas que permitiu alavancar a nossa ideia com a equipa da Worten, a qual partilhou do nosso entusiasmo desde o início. Este é um exemplo de como as parcerias empresariais podem trazer benefícios mútuos ao Técnico e às empresas suas parceiras. Tal é possível através da construção, em conjunto, de diferentes iniciativas que envolvem alunos e docentes e que os colocam em contacto com o mundo profissional de forma ativa”, afirmam as professoras responsáveis. “Agora é tempo de desenvolver e implementar iniciativas no laboratório, que pretendemos que estejam alinhadas com três dimensões: ensino, investigação e inovação e, ainda, ligação à sociedade”.

Siga-nos no:

Google News logo

Action vendas

Novas lojas fazem disparar o volume de negócios da Action

Mulher olhando para uma garrafa de suco de laranja em um supermercado

Marcas de fabricante apresentam potencial de retenção de compradores para todos os retalhistas