in ,

Well’s disponibiliza testes rápidos de diagnóstico à Covid-19

A Well’s passa a disponibilizar, nas suas lojas físicas de norte a sul do país, testes rápidos de diagnóstico à Covid-19, da Roche Diagnósticos. Os Testes Rápidos de Antigénio (TRAg) permitem uma resposta rápida entre os 15 e os 30 minutos.

De acordo com João Cília, diretor geral da Well’s, “a parceria estabelecida com a companhia de diagnósticos do Grupo Roche, um dos mais reconhecidos grupos farmacêuticos do mundo, foi determinante para permitir à Well’s disponibilizar os primeiros autotestes de diagnóstico Covid-19 a todos os portugueses. Com mais de 280 lojas em todo o país, pretendemos contribuir para a proteção da saúde pública, disponibilizando testes de autodiagnóstico, assim como informação fundamental para a sua correta utilização. A maioria das lojas Well’s irá disponibilizar os testes já esta quinta-feira, sendo que, durante o dia de sexta-feira ,todas as restantes lojas de Portugal Continental disponibilizarão o teste”.

Estes testes podem, a partir de agora, ser adquiridos de forma unitária, em lojas físicas da Well’s em todo o Portugal Continental, pelo valor de 6,99 euros.

 

Testes Rápidos

Estes Testes Rápidos de Antigénio detetam proteínas do vírus SARS COV2, conhecidas como antigénios, capazes de identificar pessoas com infeção ativa. Os resultados estão disponíveis em poucos minutos e requerem um pequeno dispositivo para processamento da amostra. São, por isso mesmo, um instrumento importante para um melhor controlo da pandemia, porque podem ser utilizados por um grande número de pessoas, podendo, por isso, ser uma ferramenta de rastreio massivo e repetido da população.

O teste utiliza amostras da zona nasal interna, em vez da nasofaringe, o que torna este procedimento mais simples e menos invasivo, mas, para uma maior eficácia dos resultados, é importante seguir rigorosamente todas as instruções de utilização. Validado pelo Infarmed, em regime excecional, este teste cumpre os critérios para autoteste.

Este teste pode ser realizado por pessoas de qualquer idade, inclusive crianças, sendo a sua venda permitida apenas a maiores de 18 anos.

De acordo com as indicações partilhadas pela Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA ), os Testes Rápidos de Antigénio (TRAg) podem ser utilizados nos primeiros cinco dias de sintomas (inclusive), em doentes com sintomas e com critérios de internamento, e ainda por doentes sem sintomas e que tiveram um contacto de alto risco (contacto próximo com um doente com Covid-19), por indisponibilidade dos testes moleculares e/ou que não apresentarem resposta em tempo útil.

Publicidade

têxtil

Exportações de têxteis da China disparam 30% em ano de Covid-19

Global Trade Item Number

Global Trade Item Number celebra 50 anos