Way to Go
in

Way To Go é a nova gama de chocolates sustentável do Lidl

Em abril, mês em que se celebra o Dia Mundial da Terra, o Lidl Portugal lança a Way to Go, uma gama de chocolates da sua marca própria Fin Carré, com certificação Fairtrade, que cumpre os mais altos padrões de sustentabilidade e oferece um duplo benefício aos produtores de cacau.

Com quatro sabores diferentes, Noz Pecã e Coco, Caramelo Salgado – disponíveis de forma permanente nas lojas Lidl – e Chocolate de Leite e Chocolate Preto – disponíveis em momentos específicos, uma das características diferenciadoras desta gama é que todo o seu cacau provém da associação Kuapa Kokoo, que produz cacau 100% sustentável e apoia cerca de 100.000 pequenos agricultores do Gana.

Com a certificação Fairtrade dos chocolates Way To Go, o Lidl posiciona-se como a primeira cadeira de retalho discount a encontrar soluções para as questões dos rendimentos dos produtores de cacau, assim como a impulsionar os seus salários.

 

Cacau 100% sustentável

Para comprovar a origem sustentável do cacau utilizado na gama Way to Go, todo o seu percurso pode ser rastreado através da informação disponível nas embalagens dos chocolates da gama ou no site da marca.

De forma a apoiar o cacau certificado, o Lidl trabalha intensivamente com as organizações de certificação reconhecidas internacionalmente como a Fairtrade, UTZ e Rainforest Alliance.

Adicionalmente, em colaboração com a empresa alemã GIZ, o Lidl financia a criação e o funcionamento da escola agrícola PROCACAO, para uma produção de cacau mais sustentável na Costa do Marfim. O centro de formação tem como objetivo a transmissão de métodos de cultivo mais sustentáveis e ecológicos, através de boas práticas agrícolas, conhecimentos de gestão empresarial e temáticas de esclarecimento social. As aulas são dadas em terrenos agrícolas de demonstração, a fim de aplicar de imediato em prática os conhecimentos adquiridos.

Desde 2016 que o cacau para os chocolates Fin Carré tem a certificação UTZ e Fairtrade e, desde de 2019, que todo o cacau presente nos produtos de marca própria do Lidl Portugal é 100% certificado, de origem sustentável.

 

Kuapa Kokoo

O Lidl adquire todo o cacau Way to Go à associação Kuapa Kokoo de pequenos agricultores do Gana, que beneficiam diretamente por cada chocolate vendido: tanto a associação Fairtrade como o Lidl pagam aos agricultores um prémio fixo.

A associação Fairtrade assegura que o cacau foi adquirido respeitando a norma de preço mínimo, nunca abaixo dos custos de produção, e protege os produtores das oscilações de preço, promovendo melhores condições de trabalho e a valorização e respeito pelo ambiente.

O Lidl oferece um prémio adicional que contribui diretamente para a Formação dos agricultores, por forma a diversificar e melhorar as suas culturas, procurando melhorar as condições dos agricultores e das suas famílias a longo prazo. Os agricultores recebem formação para melhorar a sustentabilidade do seu cultivo de cacau e métodos de colheita, adquirem conhecimentos empresariais e aprendem a cultivar outras matérias-primas para produzir artigos como arroz, mel e sabão.

Neste sentido, ao diversificarem as suas culturas, tornam-se financeiramente menos dependentes da cultura do cacau. Assim, não só existe uma preservação do ambiente através de uma agricultura sustentável, como a biodiversidade é garantida através de alternativas agrícolas sustentáveis.

produtos alimentares

Produtos alimentares considerados saudáveis fortalecidos pela pandemia

Recursos Humanos

2021 traz colaboradores mais ativistas e que valorizam a aprendizagem contínua