in

Walmart abre loja baseada na inteligência artificial

A Walmart abriu uma “concept store” em Nova Iorque, inteiramente baseada na inteligência artificial.

O Intelligent Retail Lab estende-se por 4.645 metros quadrados, onde podem encontrar-se 30 mil referências. O objetivo principal da Walmart para este espaço é testar diferentes tecnologias. “A tecnologia permite-nos compreender, em tempo real, bem melhor o nosso negócio. Se combinarmos tudo o que está aplicado no Intelligent Retail Lab com a experiência de mais de 50 anos da Walmart na gestão de lojas, podemos criar experiências mais poderosas que melhoram tanto a vida dos clientes como a dos fornecedores”, explica Mike Hanrahan, CEO do novo conceito. “Os clientes têm a garantia de que os produtos não faltam e que as frutas e legumes, assim como a carne, são frescos. É neste género de coisas que a inteligência artificial pode realmente ajudar”, sublinha.

Para garantir a disponibilidade de produto, a loja utiliza câmaras e um sistema de análise em tempo real, que contempla também previsões de vendas, de modo a enviar, de forma automática, notificações de rutura de stock às aplicações internas e assegurar que os lineares são repostos de imediato.

A tecnologia não está escondida do cliente, que encontra vários pontos de informação na loja. Os servidores do centro de dados também estão visíveis, colocados por detrás de uma montra de vidro.

Para além dos clientes, mais de 100 parceiros da Walmart também podem beneficiar dos testes que estão a ser feitos nesta loja-laboratório, através do fornecimento de um conjunto de dados que podem utilizar para melhorar o seu negócio.

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Patricia Daimiel assume a direção geral da Nielsen Ibéria

Portugal com uma das maiores descidas nas vendas do comércio a retalho em abril