Bem-estar animal
in

Waitrose lança aplicação para monitorizar o bem-estar animal

A Waitrose & Partners iniciou testes para uma aplicação móvel que ajudará a avaliar o bem-estar animal, mais precisamente, a felicidade das vacas nas sua cadeia de fornecimento.

A aplicação foi introduzida com o objetivo de gerir e melhorar as oportunidades que os animais têm de ter uma vida boa e o retalhista espera que a aplicação melhore os padrões de bem-estar animal em todo o Reino Unido.

 

Aplicação móvel

A aplicação foi desenvolvida por cientistas de comportamento animal na Rural College da Escócia e licenciado pela Waitrose para teste e desenvolvimento durante um período de dois anos. Apresenta uma interface fácil, mas é respaldada por uma pesquisa científica rigorosa, que a sua criadora, a professora Françoise Wemelsfelder, chama de Avaliação Comportamental Qualitativa.

Françoise Wemelsfelder acredita que a aplicação pode ser usada por inspetores de bem-estar animal para registar diferentes qualidades expressivas de comportamento, como se um animal está relaxado, tenso, brincalhão ou ansioso,  comportamentos que são indicativos da linguagem corporal emocional de um animal e possíveis sinais do seu bem-estar geral.

A professora diz que a saúde física das vacas é crucial e também acredita que “fatores como prazer, contentamento e excitação positiva desempenham um papel igualmente vital para garantir que um animal tenha uma vida boa”.

 

Bem-estar animal

A aplicação ainda está nos estágios iniciais de uso, mas James Bailey, diretor executivo da Waitrose, descreve-a como “um grande desenvolvimento para a indústria, pois é a primeira vez que um retalhista explora medidas de bem-estar com base no conceito da liberdade de um animal para expressar emoções positivas“.

James Bailey espera que, a partir do desempenho da aplicação, seja possível avançar no bem-estar animal, à medida que os produtores passam a dar mais atenção a essa área.

O desenvolvimento da aplicação faz parte da iniciativa de bem-estar animal Good Life da Waitrose, desenvolvida pelo retalhista em conjunto com os seus fornecedores, além de estar incorporado na estratégia agrícola do grupo no horizonte de 10 anos.

pequenos frutos

Exportações de pequenos frutos batem recorde em 2020

PepsiCo

PepsiCo espera que a receita cresça em 2021