in

Waitrose abre a primeira loja sem dinheiro no Reino Unido

A Waitrose vai ser o primeiro retalhista britânico a operar uma loja onde não existe a opção de pagamento em numerário.

Localizada no edifício de escritórios Sky, na zona oeste de Londres, as cerca de 3.500 pessoas que aqui trabalham podem pagar as suas compras nesta loja usando apenas cartões de crédito e débito ou os seus dispositivos móveis. O pequeno ponto de venda tem apenas cinco checkouts. Os produtos oferecidos são adequados ao seu “target”, nomeadamente refeições já prontas, como sanduíches, wraps ou sushi, produtos de pastelaria e gifts e mercearia seca.

Este ponto de venda, cuja filosofia é algo semelhante ao supermercado sem staff que abriu recentemente na Suécia, vai agora ser testado para que a Waitrose possa aferir se o conceito tem sentido como parte integrante da sua estratégia global.

Mas não é só a Waitrose que está atenta ao conceito “cashless”. Também no Reino Unido, a Tesco está a tomar medidas neste sentido. Há um ano e meio que está a testar um sistema NFC e uma app que reconhece códigos QR que permitem fazer o pagamento. Além disso, vai começar a oferecer em todas as suas lojas um sistema de pagamento similar ao Apple Pay ou ao Android Pay, denominado de payQwiq. As vantagens deste sistema é que carrega diretamente os pontos no cartão de fidelização sem que este tenha de ser fisicamente utilizado.

Publicidade

Covirán atinge os 101 milhões de euros em vendas brutas sob insígnia em Portugal

Restaurantes Burger King lançam hambúrguer vermelho