in

Volocopter e DB Schenker anunciam primeiro projeto para operações com VoloDrone

A Volocopter e a DB Schenker realizaram com sucesso uma prova de conceito estática (PoC) conjunta, em Messe Stuttgart, para operações terrestres com VoloDrone em centros logísticos. Juntos, os parceiros estão a criar o primeiro projeto para operações terrestres de cargas elétricas em logística com o apoio do Instituto Fraunhofer para o Fluxo de Materiais e Logística.

A prova de conceito estática testou como os operadores logísticos podem gerir pessoal, cargas úteis, veículos terrestres automatizados e VoloDrones para criar um processo eficiente e um ambiente seguro para futuras operações com VoloDrone. O projeto derivado destes resultados será o primeiro do seu género e servirá de base para integrar as operações VoloDrone nas redes logísticas em todo o mundo, realizando as ambições de automatização e sustentabilidade nas cadeias de abastecimento.

 

Teste

As equipas de investigação da Volocopter, a DB Schenker e o Fraunhofer IML simularam a integração do VoloDrone numa rede logística, examinando os processos terrestres de codificação das mercadorias, avaliando cargas e mercadorias seguras, testando o fornecimento automático do drone através de veículos autónomos e identificando outras verificações prévias necessárias da carga em voo.

Em seguida, os processos de transporte e carregamento da carga útil VoloDrone foram conduzidos e examinados para identificar procedimentos seguros e normalizados para os colaboradores em terra, preparando o VoloDrone para o voo.

 

VoloDrone

Desde o início da sua colaboração, em meados de 2009, a Volocopter e a DB Schenker têm vindo a desenvolver o VoloDrone para lançamento comercial e a avaliar casos de utilização de serviços de drone business-to-business em logística. O VoloDrone, o drone de carga pesada e versátil da Volocopter, é alimentado por bateria, pode transportar uma carga útil de 200 quilogramas até 40 quilómetros e tem 18 rotores e motores que alimentam o aparelho elétrico vertical de descolagem e aterragem (eVTOL). Esta solução para logística intracidades irá operar dentro do ecossistema UAM da Volocopter para cidades, consistindo também em serviços de mobilidade de passageiros (VoloCity e VoloConnect), a sua infra-estrutura (VoloPort) e um backbone digital para coordenar e visualizar todas as operações em tempo real (VoloIQ).

Os robots móveis automatizados para este PoC foram fornecidos pelo parceiro da DB Schenker, Gideon Brothers, pioneiro da robótica móvel autónoma.

Uma vez finalizado, o projeto estará disponível para os parceiros ao abrigo de um acordo de não divulgação.

Publicidade

Leroy Merlin desenvolve cadeia logística com dois novos espaços em Palmela e Oliveira do Bairro

L’Oréal

L’Oréal Portugal e L’Oréal Espanha criam novo cluster