ViniPortugal
Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal
in

ViniPortugal celebra 25 anos a promover vinhos portugueses pelo mundo

A ViniPortugal, entidade responsável pelo desenvolvimento e execução de estratégias e planos de promoção dos vinhos de Portugal em mercados internacionais, assinala 25 anos de atividade e reafirma o seu compromisso em levar o melhor do país a todo o mundo, continuando a promover Portugal enquanto o “hot spot” do mundo internacional do vinho.

A Organização Interprofissional do Vinho, a ViniPortugal, foi fundada a 15 de outubro de 1996 e, desde a sua criação, se propôs a promover a imagem de Portugal enquanto um produtor de vinhos de excelência, valorizando através da marca Wines of Portugal a diversidade, contribuindo, assim, para o crescimento sustentado do valor e do preço médio dos vinhos de Portugal. “Naturalmente, vemos uma imagem de Portugal e do sector vitivinícola português muito díspar de 1996. Nesse ano, o mundo desconhecia a qualidade dos nossos vinhos e muitos mercados nem sabiam onde ficava Portugal no mapa. Hoje, entram estrangeiros diariamente no nosso país com o intuito de provarem os nossos vinhos, temos turistas que andam nas vindimas e outros que se apaixonaram pelos nossos vinhos e que acabaram por se instalar cá e investir neste sector. É com enorme satisfação ver que, em poucos anos ,conquistámos o mundo, porque não é em vão que ocupamos atualmente o nono lugar da lista do comércio internacional de vinho”, afirma Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal.

Sobre o aniversário da ViniPortugal, o responsável refere que é curioso assinalar esta data depois de um ano tão controverso, “que, embora tenha desestabilizado a economia e o comércio mundial, acabou por não afetar negativamente as exportações do vinho português, como chegámos a temer, o que é, na nossa opinião, uma prova clara da posição que já conseguimos alcançar e consolidar, fruto do enorme contributo destes 25 anos de promoção feito pela ViniPortugal, sempre em parceria com o sector”.

 

Exportações

Em termos de performance, importa destacar que, em 2020, Portugal registou 856 milhões de euros de exportação de vinho, sendo que 47% é a percentagem média da produção de vinho exportada em volume, tendo a produção registado 6,4 milhões de hectolitros de vinho só no ano passado.

Através da marca Wines of Portugal, a ViniPortugal tem concentrado a sua comunicação nos diferentes mercados internacionais em 10 castas autóctones: as tintas, Touriga Nacional, Aragonês/Tinta Roriz, Touriga Franca, Trincadeira/Tinta Amarela, Castelão e Baga e as brancas, Alvarinho, Arinto, Fernão Pires/Maria Gomes e Encruzado. Estas castas são uma bandeira de promoção dos vinhos nacionais em todo o mundo e estão a ser promovidas, ao longo de todo o ano, através de ações de marketing da ViniPortugal, que este ano já realizou mais de 165 iniciativas, inseridas no total de 8,2 milhões de euros de investimento em promoção previsto para 2021.

Em termos de mercados internacionais prioritários, a ViniPortugal está atualmente em quatro continentes e focada nos Estados Unidos, Brasil, Angola, Canadá, China, Japão, Noruega, Coreia do Sul, Suíça, Rússia, Reino Unido, Alemanha, Suécia, Polónia, México, Ucrânia, França, Espanha, Bélgica e Dinamarca. Destaque ainda para 1,3 milhões de euros de investimento em promoção nos Estados Unidos, 900 mil euros no Brasil e 900 mil euros no Canadá.

SteamPod

Nova edição limitada da SteamPod em parceria com a Barbie chega em outubro

Mr. Wonderful

Mr. Wonderful inaugura primeira loja em Portugal