in

Vinhos Vale Barqueiros com nova imagem

Os vinhos Vale Barqueiros estão no mercado com uma nova identidade gráfica, que exalta as origens da herdade homónima, situada em Portalegre, no quadro da Ordem religiosa e militar de São Bento de Avis.

O logo Vale Barqueiros beneficiou de um “restyling” inspirado na tradição histórica da herdade que lhe dá nome: exibe um brasão com a cruz e a versão latina do grito de guerra “Querer é poder” daquela Ordem, também conhecida por Milícia de Évora ou Freires de Évora, bem como a referência a 1853, ano em que a propriedade se tornou privada. O espírito da marca é complementado pela nova assinatura “Family Winery”, já que se trata, há três gerações, de um projeto da família Faria, também fundadora do grupo químico FOCOR. O negócio agroalimentar representa oito milhões de euros de um volume global de 25 milhões de euros. “Esta nova identidade alicerça-se no passado a pensar no futuro. Produzidos em solos tão ricos, até em história, os vinhos Vale Barqueiros tinham de refletir a sua essência: a perfeita combinação entre tradição e modernidade, entre memória e inovação, entre experiência ancestral e conhecimento de vinificação. O objetivo é reforçar a notoriedade da marca num contexto de grande dinamismo do mercado mundial”, explica o administrador Miguel Faria, que está focado em aumentar as vendas nos mercados internacionais.

No caso dos vinhos (a Herdade também produz a marca Monte de Seda, na Herdade dos Ourives, também no Alentejo, a família produz o vinho homónimo e, a Norte, noutras quintas, é ainda produzido o verde Encosta do Xisto), de um total de 550 mil litros, a maioria (65%) ainda é vendida no mercado nacional. Brasil, Canadá, Luxemburgo, Dinamarca, Lituânia, Suíça, Alemanha e Polónia são, contudo, mercados fidelizados. Estados Unidos da América, Japão e China são os mercados de futuro.

E foi precisamente na China que três das suas referências obtiveram duas medalhas de ouro e uma de prata. No “China Wine & Spirits Awards” 2016, na sequência da avaliação de 100 juízes em provas cegas, os vinhos Vale Barqueiros foram distinguidos de entre uma vasta oferta de 35 países produtores. O Vale Barqueiros – Branco 2014 Colheita Seleccionada obteve uma medalha de prata. O Vale Barqueiros – Tinto 2013 Colheita Seleccionada e o Vale Barqueiros – Tinto 2008 Garrafeira (Limited Edition) obtiveram medalhas de ouro.

Mercado de produtos tecnológicos termina o ano no negativo

Adega de Vidigueira eleita Cooperativa do Ano