Os vinhos Vale Barqueiros estão no mercado com uma nova identidade gráfica, que exalta as origens da herdade homónima, situada em Portalegre, no quadro da Ordem religiosa e militar de São Bento de Avis.
O logo Vale Barqueiros beneficiou de um “restyling” inspirado na tradição histórica da herdade que lhe dá nome: exibe um brasão com a cruz e a versão latina do grito de guerra “Querer é poder” daquela Ordem, também conhecida por Milícia de Évora ou Freires de Évora, bem como a referência a 1853, ano em que a propriedade se tornou privada. O espírito da marca é complementado pela nova assinatura “Family Winery”, já que se trata, há três gerações, de um projeto da família Faria, também fundadora do grupo químico FOCOR. O negócio agroalimentar representa oito milhões de euros de um volume global de 25 milhões de euros. “Esta nova identidade alicerça-se no passado a pensar no futuro. Produzidos em solos tão ricos, até em história, os vinhos Vale Barqueiros tinham de refletir a sua essência: a perfeita combinação entre tradição e modernidade, entre memória e inovação, entre experiência ancestral e conhecimento de vinificação. O objetivo é reforçar a notoriedade da marca num contexto de grande dinamismo do mercado mundial”, explica o administrador Miguel Faria, que está focado em aumentar as vendas nos mercados internacionais.
No caso dos vinhos (a Herdade também produz a marca Monte de Seda, na Herdade dos Ourives, também no Alentejo, a família produz o vinho homónimo e, a Norte, noutras quintas, é ainda produzido o verde Encosta do Xisto), de um total de 550 mil litros, a maioria (65%) ainda é vendida no mercado nacional. Brasil, Canadá, Luxemburgo, Dinamarca, Lituânia, Suíça, Alemanha e Polónia são, contudo, mercados fidelizados. Estados Unidos da América, Japão e China são os mercados de futuro.
E foi precisamente na China que três das suas referências obtiveram duas medalhas de ouro e uma de prata. No “China Wine & Spirits Awards” 2016, na sequência da avaliação de 100 juízes em provas cegas, os vinhos Vale Barqueiros foram distinguidos de entre uma vasta oferta de 35 países produtores. O Vale Barqueiros – Branco 2014 Colheita Seleccionada obteve uma medalha de prata. O Vale Barqueiros – Tinto 2013 Colheita Seleccionada e o Vale Barqueiros – Tinto 2008 Garrafeira (Limited Edition) obtiveram medalhas de ouro.


