in

Vinho: o que bebem os portugueses em quarentena?

O crescimento exponencial das vendas online que se estão a registar no país está também a incluir o negócio do vinho, uma boa notícia para um sector fortemente afetado pela necessária declaração do estado de emergência.

É o caso da garrafeira online da OnWine Megastores de Bebidas que, em apenas quatro semanas (16 de março a 10 de abril), registou um crescimento de faturação na ordem dos 540%, em comparação com as 10 semanas anteriores (1 de janeiro a 15 de março). À data, já foi ultrapassado o valor total da faturação de 2019, confirmando que 2020 estabeleceu um novo recorde.

 

Vendas de vinho crescem nos centros urbanos

De facto, os portugueses continuam a comprar vinho, mas agora sem sair de casa. Entre os clientes da garrafeira, provenientes de todo o território nacional e também de países da Europa Ocidental, destaque para o aumento das vendas nos principais centros urbanos do país, como Grande Lisboa, Grande Porto e Algarve. O valor médio da encomenda ronda os 55 euros, o que equivale a um preço médio por garrafa superior a 6,20 euros.

O Douro é a região mais procurada, seguida do Alentejo, totalizando juntas 70% de todas as vendas. Os vinhos de mesa, em particular os tintos (dois terços do total), estão em destaque, representando 90% das compras. Em média, cada encomenda é composta por nove garrafas, com uma das garrafas, no mínimo, de categorias como vinho do Porto, espumantes ou bebidas espirituosas.

De acordo com Manuel Oliveira, diretor comercial da OnWine Megastore de Bebidas, “temos registado muitos novos consumidores no site, a maior parte à procura de novas experiências, misturando regiões, marcas, categorias e até preços. As pessoas estão disponíveis para aprender mais, para provar vinhos novos e para arriscar em marcas que ainda não conhecem. É, por isso, uma excelente oportunidade para os produtores e temos feito um enorme esforço para criar campanhas direcionadas e apoiar estas novas relações que estão a nascer e que queremos que perdurem no pós-pandemia”.

 

OnWine Megastore de Bebidas

A loja online da OnWine Megastore de Bebidas tem atualmente mais de 1.500 referências disponíveis de vinhos portugueses e estrangeiros, destilados e azeites.

Para que a experiência seja completa, dispõe ainda de diversos serviços gratuitos para orientar os consumidores a fazerem as suas compras, como um serviço de apoio ao cliente em tempo real, através de um chat interativo que responde a dúvidas sobre todas as bebidas à venda, propostas gastronómicas elaboradas por chefs com combinações de pratos (receita incluída) e ainda pequenos vídeos feitos por enólogos e produtores com informações úteis sobre cada vinho, partilhados também nas redes sociais.

Num inquérito de satisfação realizado recentemente aos clientes, todas estas iniciativas já mereceram bons elogios à garrafeira online, com a experiência geral do serviço a ser classificada com a nota de 4,8 (numa escada de 1 a 5). 100% dos inquiridos aconselhariam a um amigo ou familiar a comprar vinho online.

vinho

reciclagem

Reciclagem cresceu 13% em 2019

Pedras Tangerina

Pedras Tangerina já está disponível