A Vinalda celebrou uma parceria com a Companhia das Lezírias para a distribuição exclusiva das principais marcas de vinhos e azeites produzidas pela maior exploração agropecuária e florestal do país.
A história da Companhia das Lezírias (CL) começa em junho de 1836, decorria o reinado de Dª Maria II, mas foi em 1881 que, com a plantação da primeira vinha se iniciou a atividade vitivinícola. Hoje, a empresa pública tem 140ha de vinha e 70ha de olival, numa exploração que ultrapassa os 21.300ha.
“Os vinhos da Companhia das Lezírias vêm complementar o portefólio da Vinalda, que já há algum tempo não tinha qualquer produtor na Região dos Vinhos do Tejo”, afirma o administrador Bruno Amaral, salientando que esta parceria assenta no facto de “as marcas da CL serem uma referência histórica na vinificação das castas Fernão Pires e Castelão, contribuindo para o fortalecimento da nossa proposta com forte ambição, uma imagem muito apelativa e uma excelente relação qualidade-preço”.
De acordo com Eduardo Oliveira e Sousa, que preside à administração da Companhia das Lezírias: “o acordo celebrado decorre da estratégia de crescimento da nossa presença no mercado dos vinhos, nas suas várias componentes, tendo escolhido como nossa parceira a Vinalda pela sua reconhecida competência e experiência neste tão disputado setor. Acreditamos que se trata de uma parceria de excelência, assente em equipas profissionais e motivadas, que certamente apresentarão resultados à altura das expetativas”.
Esta parceria parte da necessidade de aumentar os canais de distribuição e o reconhecimento dos vinhos da CL no mercado, acompanhando o aumento de produção e de qualidade.
“A consolidação e o crescimento de uma marca dependem de parcerias estratégicas, que acreditam na qualidade e no valor dos nossos vinhos, dando corpo a uma nova etapa na afirmação da marca ‘Companhia das Lezírias’”, salienta também Eduardo Oliveira e Sousa.
Tyto alba: Vinho e Biodiversidade
Proveniente de Vinhas Protegidas, os vinhos da marca Tyto alba da Companhia das Lezírias, apresentam-se com um perfil único, resultado da singular localização das suas vinhas envolvidas por uma floresta, a sul da região Tejo. “Tyto alba exprime ao máximo o terroir de onde provém e o que gratuitamente a natureza nos oferece”
Intrigante e misteriosa, a coruja das torres (Tyto alba) encontra refúgio nos habitats promovidos pela reconhecida gestão agroflorestal sustentável da Companhia das Lezírias. Fundamental na proteção do equilíbrio ecológico das suas vinhas, esta ave é um dos garantes do compromisso que a CL assume com a conservação da biodiversidade.
A CL produz também os vinhos da marca Herdade de Catapereiro, propriedade onde se situam as vinhas e a adega. Ao longo da sua longa história na produção de vinhos, a adega foi sendo ampliada e modificada até à mais recente intervenção em 2024.
A ala mais recente de vinificação convive harmoniosamente com as tecnologias mais ancestrais como sejam as ânforas argelinas de cimento ou as ânforas de barro recentemente recuperadas e que fazem parte das opções utilizadas pelos enólogos para a produção dos vinhos de destacada qualidade.
A sala de barricas, com condições excelentes para o estágio, alberga os melhores vinhos que, normalmente, ali repousam durante cerca de 12 meses.