in

Índice de preços dos alimentos da ONU recua em dezembro, impulsionado pela queda do açúcar

Foto Shutterstock

O índice de preços dos alimentos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) registou uma ligeira descida em dezembro, em comparação com novembro, devido à queda nas cotações internacionais do açúcar.

Apesar da redução mensal, o índice apresentou um aumento robusto em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com os novos dados divulgados.

Em dezembro, o índice situou-se em 127 pontos, abaixo dos 127,6 registados em novembro, após uma revisão ligeira do valor inicial de 127,5. Comparativamente ao mesmo mês do ano anterior, o índice subiu 6,7%, embora permaneça 20,7% abaixo do recorde histórico alcançado em março de 2022.

 

2024

No conjunto de 2024, o índice teve uma média de 122 pontos, uma redução de 2,1% face a 2023. Este recuo deveu-se principalmente a quedas acentuadas nos preços dos cereais e do açúcar, enquanto os preços de óleos vegetais, lacticínios e carnes registaram aumentos mais moderados.

Os preços do açúcar lideraram a descida mensal de dezembro, com uma redução de 5,1% face a novembro, devido às melhores perspetivas para as colheitas de cana-de-açúcar nos principais países produtores. Em termos anuais, o açúcar ficou 10,6% abaixo do nível de dezembro de 2023.

 

Outros produtos

Os preços dos lacticínios registaram uma queda de 0,7% em dezembro, após sete meses consecutivos de aumentos, mas apresentaram um aumento anual de 17%. Já os preços dos óleos vegetais recuaram 0,5% no mês, mas subiram uns expressivos 33,5% em relação ao ano anterior. Os preços da carne, por outro lado, subiram ligeiramente 0,4% em dezembro, ficando 7,1% acima dos valores de dezembro de 2023.

O índice de preços dos cereais da FAO manteve-se praticamente inalterado em dezembro, em relação a novembro, e ficou 9,3% abaixo do nível de um ano antes. Uma ligeira subida nas cotações do milho compensou a queda nos preços do trigo.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Lindt Lindor

Lindt vence processo contra Aldi por imitação de chocolates Lindor

Vinalda Companhia das Lezírias

Vinalda distribui vinhos e azeites da Companhia das Lezírias