No seu ano fiscal de 2019, a Spar International registou vendas mundiais de 37,1 mil milhões de euros, mais 4,35%.
Desde 2015 que a insígnia tem vindo a crescer de modo sustentado. Nos últimos quatro anos, as vendas aumentaram 21,4%, ao mesmo tempo que se tem mantido a aposta na expansão da rede, com mais de 1.200 novos espaços. Atualmente, existem 13.320 lojas Spar em 48 países. No ano passado, a cadeia chegou ao Kosovo e a Arménia.
A Europa Central e de Leste é uma das mais importantes regiões de crescimento para a Spar, tendo as vendas subido 6,83%.
Nos 16 mercados da Europa Ocidental onde a insígnia está presente, as vendas aumentaram 3,57%, para os 22,9 mil milhões de euros. Esta região representa 62% das receitas a nível mundial.
Um dos mercados onde a Spar tem tido melhor desempenho é a Holanda, com as vendas a crescerem 22,8% graças a uma estratégia de expansão multiformato. Na Áustria cresceram 23% e em Espanha 8,8%.
Além da Europa, a Spar está também presente em África e no Médio Oriente, região onde as vendas evoluíram 5,26%, e na Ásia, que cresceu 3,04%.
Crescimento acima do mercado
Em muitos países, a cadeia cresce acima da média do mercado por uma larga margem, desempenho que Tobias Wasmuh, CEO da Spar, atribui à estratégia lançada em 2015.
O facto da cadeia operar globalmente tem-se revelado uma vantagem durante a pandemia de Covid-19, uma vez que pôde monitorizar de perto o impacto do vírus a este e a oeste e partilhar as melhores práticas.
Tobias Wasmuh acredita que o grupo está bem posicionado para responder aos desafios atuais, uma vez que as lojas de proximidade provaram a sua importância para as comunidades locais nas últimas semanas.
Além disso, a Spar está a progredir ao nível do digital, tendo vendas online ativas em 25 países.