A Ceconomy, empresa-mãe da Media Markt e da Saturn, está otimista com o retorno das vendas aos níveis anteriores à pandemia, mas vai vender a operação na Suécia.
Graças a um aumento de 3,1%, para quase 7,1 mil milhões de euros no primeiro trimestre, as vendas da Ceconomy já estão de volta aos níveis pré-pandemia. A empresa aponta um crescimento acima da média do mercado, mas viu sua margem bruta cair, devido a custos mais elevados e a promoções mais agressivas.
No final do ano passado, a empresa havia alertado para um cenário pessimista, em que a indústria de eletrónica de consumo poderia sofrer se a situação macroeconómica se deteriorasse ainda mais. No entanto, tudo indica que não chegará a esse ponto. Para o atual exercício de 2022/23, a Ceconomy espera um ligeiro aumento nas vendas e uma melhoria significativa nos lucros.
Venda na Suécia
Não obstante, numa medida de economia de custos, a empresa decidiu vender a operação sueca da Media Markt à concorrente Power International, que também opera na Noruega, Finlândia e Dinamarca. O negócio envolve 29 lojas, que empregam 1.300 pessoas e geram vendas de 506 milhões de euros.
A Media Markt está ativa na Suécia desde 2006, mas nunca passou do quarto lugar em termos de quota de mercado e continua a reportar prejuízos.
A Ceconomy adquirirá 20% da filial sueca Power Sweden, em troca da venda da cadeia.