in

Vendas computadores na Europa caíram no 4.º trimestre de 2017

O quarto trimestre do ano passado, um período geralmente bom de vendas, por incluir uma grande parte da campanha de Natal, não foi muito positivo para o mercado dos computadores pessoais na Europa Ocidental, que registou uma queda de 9,1% face ao ano anterior.

Por país, as vendas de computadores pessoais caíram 18,9% no Reino Unido, 5,4% na Alemanha, 13,8% em França, 10% em Itália, 14,6% na Holanda, 7% na Suíça, 11,4% na Áustria e 10,4% na Polónia. Espanha foi o país entre os analisados pela Context que registou a diminuição mais baixa, apenas 1%.

No entanto, os valores negativos têm exceções, dependendo do tipo de produto. Assim, por exemplo, as vendas de computadores para gaming, laptops finos (menos de 16 milímetros de espessura) ou os Chromebooks registaram crescimentos. Outros tipos de produtos que mostraram um comportamento em alta foram os modelos gaming preparados para a realidade virtual. As vendas destes equipamentos cresceram 11% em relação ao mesmo período do ano anterior. Quanto aos laptops ultrafinos, as suas vendas em unidades cresceram 28%, tanto em formatos tradicionais quanto em novos, com os convertíveis a registar o maior crescimento, embora a partir de uma base mais pequena.

60% dos shoppers recompensam o respeito pelo meio ambiente

Ebro Foods compra 70% da italiana Bertagni