in ,

Vendas a retalho em Portugal crescem mais do dobro da média europeia

As vendas a retalho em Portugal cresceram 3,9% em novembro, face ao mês anterior, um desempenho mais de duas vezes superior ao dos parceiros da União Europeia, revela o Eurostat.

Esta evolução, que se segue a uma descida de 2,4% em outubro, compara com a subida de 1,5% tanto na União Europeia como na Zona Euro.

Portugal liderou mesmo a subida deste indicador na Europa, seguido pela Eslovénia (2,8%), Alemanha (2,3%) e Croácia (2,1%), num mês em que só a Estónia registou uma descida (-0,2%).

De acordo com o Eurostat, a subida de 1,5% no volume do comércio a retalho na Zona Euro deve-se sobretudo ao aumento de 2,3% dos produtos não alimentares e de 1,2% na alimentação, bebidas e tabaco.

Também na comparação homóloga – em relação ao mesmo mês do ano anterior – Portugal destacou-se entre os parceiros europeus, com as vendas a retalho a subirem 5%, a melhor evolução desde junho. Esta subida compara com o aumento de 2,8% na Zona Euro e 2,7% na União Europeia. “O crescimento de 2,8% no volume do comércio a retalho na Zona Euro em novembro de 2017, em relação a novembro de 2016, deve-se à subida de 4,1% nos produtos não alimentares, de 1,6% na alimentação, bebidas e tabaco e de 0,2% nos combustíveis“, justifica o Eurostat.

Entre os Estados-membros da União Europeia, as maiores subidas foram observadas na Roménia (10,9%), Polónia (7,6%) e Malta (7%) e a única descida na Estónia (-1,2%).

Afinal, o Natal ainda é o que era

Insolvências

Insolvências diminuem 12,7% em 2017