in ,

Venda de produtos ecológicos cresce 22% em 2017

As vendas de produtos ecológicos cresceram 22% em 2017, segundo um estudo da IRI. Este desempenho deve-se à cada vez maior importância dada a este segmento de mercado na Europa, onde 70% dos consumidores adquirem alimentos considerados saudáveis, 53% compra alimentos biológicos e 39% opta por soluções vegetarianas. 33% tem também em conta as intolerâncias.

Em termos de canais para a compra, as lojas de produtos biológicos e a Internet são as principais alternativas ao mercado massivo. Em Espanha, por exemplo, 72% dos consumidores adquirem produtos ecológicos e biológicos nos hipermercados e supermercados, 30% visita as lojas de produtos biológicos e 9% opta pelo online. Outros canais de compra são as farmácias (7%) e as quintas e mercados (5%). Os produtos ecológicos estão também a ter taxas de crescimento superiores face às suas versões não ecológicas.

Considerando também o caso de Espanha, de entre todas as categorias de alimentos, a IRI destaca o desempenho dos alimentos cozinhados, que cresceram 514%, face ao crescimento da mesma categoria na versão não ecológica, que foi de 6%. Outras categorias onde se registou uma diferença significativa entre os produtos ecológicos e os não ecológicos foram a alimentação infantil, com um aumento de 100% no caso da primeira e de -2,75% no caso da segunda, e os ovos, com uma evolução de 52% nos ecológicos e de 6% nos normais.

Publicidade

METRO quer consumir menos 100 milhões de litros de água em 2018

Europac apresenta alternativa ao tradicional pack de cerveja