in

Universal Robots quer reforçar presença em Portugal

A Universal Robots, empresa dinamarquesa que se dedica ao fabrico de robots colaborativos (cobots), anunciou a nomeação de Miguel de Oliveira para o cargo de diretor de desenvolvimento de negócio em Portugal.

O novo responsável tem como principal missão o fortalecimento e consolidação da estratégia comercial da empresa no mercado nacional, através do estabelecimento de novas parcerias com clientes e do reforço do suporte ao seu distribuidor EPL – Mecatrónica & Robótica.

Adicionalmente, a Universal Robots pretende entrar em novos sectores industriais em Portugal, aos quais a flexibilidade e facilidade de utilização dos seus robots colaborativos oferece uma grande oportunidade para a automatização de processos.

Recentemente, a Universal Robots celebrou dez anos desde a venda do seu primeiro robot, década ao longo da qual vendeu mais de 27 mil cobots em todo o mundo. Com uma quota de mercado global de 60%, a empresa quer ampliar a sua presença em Portugal e aumentar significativamente o número de braços robóticos colaborativos já instalados no país.

De acordo com dados da Associação de Indústrias Robóticas (RIA), os cobots constituem atualmente o segmento de maior crescimento da automatização industrial, estimando-se que, em 2025, o seu número venha a ser dez vezes superior, representando 34% de todas as vendas de robots industriais.

Em junho passado, a Universal Robots lançou uma nova geração de braços robóticos colaborativos, a gama e-Series, que consiste numa plataforma capaz de elevar o standard dos cobots, permite um desenvolvimento de soluções e a implantação mais rápida de uma maior variedade de aplicações.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo ISEL e Pós Graduado em Gestão Comercial pela FEP, Miguel de Oliveira conta com mais de 15 anos de experiência no âmbito da robótica e da automatização de processos industriais. Antes de integrar a Universal Robots, foi gestor de vendas da unidade de negócio de robótica na multinacional ABB em Portugal, empresa onde desempenhou igualmente as funções de gestor de canal e engenheiro de vendas.

Para Miguel Oliveira, “a robótica colaborativa representa uma nova era na automatização industrial. As novas soluções da Universal Robots são muito mais flexíveis e fáceis de integrar, facilitando o uso da robótica em novos segmentos. O meu desafio será dar a conhecer às PME portuguesas soluções de automatização que, até agora, apenas estavam ao alcance das grandes empresas. Queremos continuar a reduzir a barreira da automatização e a impulsionar os cobots para novas aplicações que beneficiem empresas de todas as dimensões”.

A Universal Robots foi co-fundada em 2005 pelo diretor de tecnologia da empresa, Esben Østergaard, vencedor do Prémio Engelberger 2018, que desejava tornar a tecnologia robótica acessível a todos através do desenvolvimento de robots industriais pequenos, fáceis de usar, a preços razoáveis e flexíveis, com os quais se pudesse trabalhar com segurança. Desde 2008, a empresa registou um crescimento considerável graças aos seus braços robóticos colaborativos de fácil utilização à venda em todo o mundo. Com sede em Odense, na Dinamarca, a empresa faz parte da Teradyne Inc e possui filiais e escritórios regionais nos Estados Unidos, Alemanha, França, Espanha, Itália, Polónia, República Checa, Turquia, China, India, Singapura, Japão, Coreia do Sul, Taiwan e México.

Checkpoint Systems lança uma nova etiqueta para lutar contra o furto

Lojas de retalho alimentar da Sonae MC tornam-se mais ecológicas