in

Unilever vai explorar utilização da proteína das microalgas

Foto Shutterstock

A Unilever e a startup Algenuity anunciaram uma parceria para explorar o potencial das microalgas no portfólio vegetal da primeira.

Especializada na utilização de microalgas em produtos de consumo, a Algenuity vai colaborar com a equipa de investigação e desenvolvimento da divisão Foods and Refreshement da Unilever para estudar novas formas de comida baseada em microalgas.

 

Proteínas alternativas

Desenvolver fontes alternativas de proteína, como as microalgas, representa um passo em frente na mudança do sistema alimentar. Em 2050, o mundo necessitará de produzir mais 70% de alimento para alimentar uma população crescente de 10 mil milhões de habitantes. Estes alimentos deverão aliar o elevado standard nutricional à redução do impacto ambiental.

A Unilever e a Algenuity reconhecem o papel que as proteínas de origem vegetal podem desempenhar na transição para um novo sistema alimentar. A Chlorella vulgaris, comumente conhecida como microalga, é rica em nutrientes, proteína e fibra, com baixo impacto ambiental. Possui antioxidantes, vitaminas, minerais e ácidos gordos essenciais. É consumida, a nível global, há largos anos, mas o seu elevado conteúdo em clorofila, que lhe dá a cor verde e um travo amargo, tem sido uma barreira à sua inclusão na dieta alimentar.

 

Novo potencial

A Algenuity desenvolveu uma tecnologia inovadora para ultrapassar esta limitação. A sua paleta Chlorella Colours reduz significativamente o conteúdo de clorofila das microalgas, enquanto permite reter os nutrientes naturais. “Isto liberta um enorme potencial de aplicações das microalgas no sector da alimentação e bebidas e abre a oportunidade de desenvolver uma fonte de proteína sustentável, que vai de encontro à crescente procura, por parte do consumidor, de alimentos nutritivos com o ótimo sabor”, sublinha a Unilever.

Publicidade

Doble V

Osborne adquire whisky Doble V à Pernod Ricard

Worten serviços

Worten reforça campanha de substituição de ecrãs na hora