Oiça este artigo aqui:
A Unilever está a separar a sua divisão de gelados. Ao anunciar os seus resultados anuais, a multinacional confirmou que não conseguiu encontrar um comprador para a divisão e que, portanto, irá listá-la na bolsa de valores.
Há um ano, a Unilever decidiu separar a sua divisão de gelados, considerando que este é um negócio demasiado sazonal e com elevada intensidade de capital. A intenção inicial era encontrar um comprador para a divisão. Contudo, devido à falta de candidatos, a Unilever optou por levar a divisão ao mercado de ações.
A divisão de gelados tornar-se-á uma empresa holandesa, com sede em Amesterdão. Será listada em três bolsas de valores: Amesterdão, Londres e Nova Iorque. Peter ter Kulve permanecerá como CEO, enquanto Jean-François van Boxmeer, ex-CEO da Heineken, assumirá o cargo de presidente. Espera-se que a operação de “spin-off” seja concluída até ao final deste ano.
Resultados
Paralelamente, a Unilever anunciou os seus resultados para 2024, que foram ligeiramente dececionantes após um quarto trimestre mais fraco do que o esperado: o volume de negócios anual aumentou quase 2%, para 60,8 mil milhões de euros. No ano anterior, o volume de negócios tinha crescido 7%.
O lucro operacional subjacente foi de 11,2 mil milhões de euros. Para este ano, a Unilever pretende alcançar um crescimento do volume de negócios entre 3% e 5% e uma melhoria modesta na margem operacional.