in ,

Unilever nomeia Fernando Fernandez como novo CEO para acelerar transformação

Fernando Fernandez

A Unilever anunciou uma mudança inesperada na sua liderança: o atual CEO, Hein Schumacher, deixará o cargo a 1 de março, após menos de dois anos no comando.

Para o seu lugar, foi nomeado Fernando Fernandez, atual diretor financeiro (CFO) da empresa e ex-presidente das operações no Brasil.

 

Percurso

Nascido na Argentina, Fernando Fernandez entrou na Unilever em 1988 e possui uma vasta experiência dentro da companhia. Entre 2011 e 2019, liderou as operações no Brasil, destacando-se por iniciativas como a introdução da linha de champôs TRESemmé no mercado brasileiro e a aquisição da fabricante de alimentos naturais Mãe Terra. Posteriormente, assumiu a presidência da divisão de beleza e bem-estar, uma das áreas de maior crescimento da empresa, antes de ser nomeado CFO em 2024.

 

Mudança

A decisão de substituir Hein Schumacher reflete a intenção do conselho de administração de acelerar a transformação e o crescimento da Unilever. Embora tenham sido observados progressos sob a sua liderança, incluindo planos para separar o negócio de gelados e reduzir custos, o conselho considerou necessário uma abordagem mais ágil e orientada para resultados.

Ian Meakins, presidente do conselho, destacou a capacidade de Fernando Fernandez em “impulsionar mudanças rapidamente” como um fator determinante para a sua nomeação.

 

Desafios e perspetivas

Fernando Fernandez assume a liderança num momento em que a Unilever enfrenta desafios significativos, como a necessidade de revitalizar o portefólio de marcas e impulsionar as vendas, especialmente em mercados-chave como a China e os Estados Unidos. Além disso, a empresa procura recuperar a confiança dos investidores e melhorar a sua posição competitiva no sector de bens de consumo.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Nestlé KitKat tabletes

Nestlé apresenta mais uma inovação: KitKat em tabletes

Continente Embalagens de papel

Embalagens de papel do arroz Continente permitiram a poupança de 48 toneladas de plástico em 2024