Unilever escolhe ser holandesa

Após 88 anos com estrutura dual anglo-holandesa, a Unilever passará a ser uma empresa sujeita unicamente à legislação da Holanda e sediada em Roterdão.

Esta decisão não afetará os 73.00 colaboradores no Reino Unido, de um total de 10.400.

Desde a sua formação, em 1930, o controlo da Unilever pertencia a duas empresas cotadas independentes, uma holandesa (N.V.) e outra britânica (PLC), mediante acordos complexos para equilibrar a paridade dos direitos económicos dos respetivos acionistas. A partir de agora, a empresa introduzirá uma única sociedade holding com uma única classe de ações e liquidez global, que estará sediada na Holanda.

 

Objetivos assegurados

A Unilever assegura que a estratégia e objetivos financeiros definidos para 2020 não irão mudar com esta simplificação da estrutura corporativa. A multinacional indica que vai dar início a um processo de reestruturação da sua atividade, para estruturá-la em três divisões de negócio: beleza e cuidados pessoais, alimentação e bebidas. As duas primeiras manterão a sede central em Londres e a terceira mudará para Roterdão.

O conselho acredita que a mudança para três divisões e a simplificação da nossa estrutura corporativa criará uma empresa mais ágil, simples e focada, com maior flexibilidade estratégica”, comenta Marijn Dekkers, presidente da Unilever. “A nossa decisão de que as sedes das divisões se repartam entre o Reino Unido e a Holanda sublinha o nosso compromisso a longo prazo com ambos os países”.

Carrefour investe em startup de kits de refeição

“Acreditamos que iremos reforçar a nossa quota de mercado nos próximos tempos”