in

Unilever atinge equilíbrio entre géneros nos cargos de gestão a nível global

Unilever
Foto Shutterstock

A Unilever atingiu o equilíbrio entre géneros em cargos de gestão a nível global, com um ano de antecedência em relação à meta que havia definido.

Com a maior taxa de representação feminina de sempre em posições de gestão, a força de trabalho da Unilever está a diminuir a diferença entre géneros, com 50% de mulheres em posições de gestão a nível global, em comparação com os 38% registados em 2010, e 45% de mulheres na administração não-executiva. “A igualdade das mulheres é o maior desbloqueador para o desenvolvimento social e económico mundial e possuir uma força de trabalho com equilíbrio entre géneros deveria ser a norma e não algo a almejar. Estamos extremamente orgulhosos por alcançar o nosso objetivo de equilíbrio na representação de mulheres e homens nos nossos 14 mil cargos de gestão, mas o nosso trabalho não termina aqui. Iremos continuar a lutar no sentido de promover a igualdade de oportunidades para as mulheres e outros grupos sub-representados, no interior da nossa empresa e fora dela”, afirma Alan Jope, Chief Executive Officer da Unilever.

A Unilever tem progredido principalmente em departamentos onde as mulheres têm sido historicamente sub-representadas. O departamento financeiro tem já 50% de mulheres em cargos de gestão a nível global e no UniOps, o departamento de operações e desenvolvimento tecnológico da Unilever, esse número situa-se agora nos 47%. O maior salto foi registado na produção e distribuição, que alcançou os 40% de representação feminina em cargos de gestão.

O marco histórico da Unilever no equilíbrio entre géneros ocorre no seguimento de um compromisso de fomentar a igualdade de género no local de trabalho. Uma equipa dedicada de diversidade e inclusão implementou diversas iniciativas, entre elas um Conselho de Diversidade Global e uma rede de quase 100 “Campeões da Diversidade e Inclusão”, que definiram o padrão para que uma comunidade possa promover uma cultura inclusiva em todos os mercados.

Estão também a ser utilizadas ferramentas para fomentar a equidade entre géneros no recrutamento, que incluem o planeamento de requisitos de igualdade de género para entrevistas de emprego, metas robustas de diversidade e inclusão e o rácio de nomeação por género, um cálculo que regista o histórico de nomeações femininas por parte dos líderes seniores. A Unilever está também a fomentar a iniciativa Unstereotype Alliance, organizada pela ONU Mulheres, cuja missão é eliminar os estereótipos negativos no local de trabalho e em todo o sector da publicidade. “Se metade da população é impedida de progredir, como poderemos todos avançar? Uma sociedade próspera é aquela em que as mulheres têm igualdade no acesso a direitos, qualificações e oportunidades. As mulheres constituem a maioria dos nossos consumidores e devemos-lhes muito do nosso sucesso. Aquilo que alcançámos é fruto do trabalho de milhares de pessoas por toda a nossa empresa, que são capazes de concretizar o seu potencial em pleno por se sentirem valorizadas e incluídas”, conclui Leena Nair, Chief HR Officer da Unilever.

Qual a marca mais recordada na publicidade?

Evolução do omnicanal e das funções dos responsáveis de loja