in

Unilever aposta em mini fábricas

Unilever

A Unilever desenvolveu fábricas em tamanho reduzido, com o objetivo de tornar mais eficiente a produção, quando não são necessários grandes volumes.

Estas mini linhas de fabrico estão integradas completamente em contentores de mercadorias de 12 metros. “Contêm tudo o que necessitamos para produzir um lotem desde a entrada das matérias-primas, por um dos lados, até à saída do produto já fabricado, engarrafado, fechado e etiquetado, pelo lado oposto”, explica a Unilever.

Graças à sua dimensão, as mini fábricas da Unilever podem ser transportadas por camião e só necessitam de um ponto de luz e ligação à água para estar em funcionamento. A Unilever destaca que praticamente não existe desperdício nestas instalações, já que apenas fica produto nas tubagens quando a linha é parada para limpeza e mudança para outra referência.

 

Flexibilidade

O protótipo inicial foi desenvolvido para a produção de caldos para o negócio Unilever Food Solutions. Se for bem-sucedido, o modelo poderá vir a ser adotado por outras divisões. “Às vezes, necessitamos de produzir volumes pequenos, como é o caso de variedades sazonais, ou testar um mercado com um produto, em particular, antes de o lançar em grande escala. Algumas vezes, não é comercialmente viável utilizar linhas de produção em massa para estas situações”, explica a Unilever.

O objetivo da multinacional com estas mini fábricas não é o de igualar a produção de uma grande unidade, embora o volume possa ser gradualmente aumentado, conectando as unidades umas às outras. Estes espaços estão totalmente digitalizados, de tal modo que são programados e controlados à distância. Todas as instruções são enviadas por um super utilizador, que está numa localização central. Como todos os sistemas de controlo são geridos remotamente, apenas têm de estar três trabalhadores por turno.

A Unilever destaca, ainda, que existem ocasiões em que é necessário responder rapidamente à mudança da procura em mercados locais, seja aumentando ou diminuindo a produção. “Para tentar abordar estes desafios, uma equipa da cadeia de abastecimento da Unilever, dirigida por duas engenheiras, encontrou uma solução bastante inovadora: uma nano fábrica”.

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Renova Super Compact Paper Pack

Renova lança papel higiénico Super Compact embalado em papel reciclável e biodegradável

Brixton Brewery

Heineken compra a Brixton Brewery