álcool
in ,

Um em cada 12 adultos na União Europeia consome bebidas alcoólicas diariamente

Um novo estudo do Eurostat concluiu que 8,4% da população adulta da União Europeia consome bebidas alcoólicas diariamente. Além disso, 28,8% consome semanalmente, 22,8% mensalmente e 26,2% nunca consumiu ou não consumiu nos últimos 12 meses. O relatório é baseado em informações recolhidas em 2019.

 

Período de consumo de

Segundo o Eurostat, o consumo diário de bebidas alcoólicas aumenta com a idade. A menor proporção de pessoas que consumiam com maior frequência (ou seja, todos os dias) foi registada entre aqueles com idades compreendidas entre 15 e 24 anos (1%), enquanto a maior proporção foi observada em pessoas com 75 anos ou mais (16%). No entanto, essa última faixa etária também representou a maior parcela que nunca consumiu ou não consumiu bebidas alcoólicas nos últimos 12 meses (40,3%).

O consumo semanal foi estável em todas as faixas etárias entre 25 e 64 anos; a maior proporção foi encontrada entre as pessoas de 45 a 54 anos (33,5%).

O consumo mensal e menos de uma vez por mês diminuiu ligeiramente com a idade, sendo os correspondentes com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos com a maior proporção dos que consumiam bebidas alcoólicas mensalmente (28,5%).

 

https://media.madisonpublications.eu/uploads/2021/08/06105114/Frequency-of-alcohol-consumption-in-the-EU-2019.png

Por país

O consumo diário de bebidas alcoólicas foi mais frequente em Portugal, com um quinto (20,7%) da população a consumir todos os dias, seguido de Espanha (13,0%) e de Itália (12,1%). Em contraste, a proporção mais baixa foi de cerca de 1% na Letónia e na Lituânia.

Na Holanda, quase metade da população (47,3%) consome semanalmente, seguida de perto pelo Luxemburgo (43,1%) e pela Bélgica (40,8%).

O consumo mensal foi mais elevado na Lituânia (31,3%), seguida pela Letónia (31,1%) e pelo Chipre (30,4%).

Entre os Estados-membros da União Europeia, a Croácia comunicou a maior percentagem da população (38,3%) que nunca consumiul ou não o consumiu nos últimos 12 meses.

 

Discriminação por género

Em termos de discriminação por género, o consumo diário e semanal de bebidas alcoólicas foi mais frequente nos homens do que nas mulheres (respetivamente 13% dos homens versus 4,1% das mulheres e 36,4% dos homens versus 21,7% das mulheres).

Em todos os Estados-membros, os homens consumiram com mais frequência do que as mulheres. As maiores disparidades foram encontradas em Portugal (33,4% vs. 9,7%) e Espanha (20,2% vs. 6,1%), em termos de consumo diário, e na Roménia (32,2% vs. 6,6%) e Eslováquia (30,6% vs. 8,8%) em termos de consumo semanal.

No entanto, as proporções de ingestão mensal foram bastante iguais entre os sexos.

Em todos os países europeus, as mulheres representaram uma proporção significativamente maior de indivíduos que nunca consumiram ou não consumiram bebidas alcoólicas nos últimos 12 meses.

 

Consumo excessivo episódico

De acordo com o Eurostat, o consumo excessivo episódico é definido como a ingestão do equivalente a mais de 60 gramas de etanol puro numa única ocasião.

Entre os Estados-membros da União Europeia, entre 4% (Chipre e Itália) e 38% (Dinamarca) dos adultos comunicaram ter participado em episódios de consumo excessivo de bebidas alcoólicas, pelo menos, uma vez por mês. Entre esses, a maioria fazia-o mensalmente, enquanto uma proporção menor tinha este comportamento, pelo menos, uma vez por semana.

Diageo

Diageo vai adquirir a Mezcal Unión

Dachser

Dachser aposta na expansão da filial de Willebroek