Mais de metade dos consumidores (58%) afirma utilizar métodos de pagamento online nas suas compras. Destes, a esmagadora maioria (84%) refere confirmar a legitimidade da empresa ou entidade antes de efetuar o pagamento pelo produto ou serviço adquirido.
No contexto do Dia das Compras na Net, criado pela ACEPI – Associação da Economia Digital, e da aproximação do Black Friday, o OLX, plataforma especializada em compra e venda de produtos e serviços online, divulgou um estudo sobre “Formas de Pagamento Online”. O estudo baseia-se num inquérito aplicado a uma amostra de 575 utilizadores da plataforma OLX Portugal, realizado em outubro.
Métodos de pagamento
Além da transferência bancária (32,2%) e do MB Way (31,8%), o Paypal (15,8%) também é um dos métodos mais utilizados pelos inquiridos. Com menor expressão surgem as opções de cartões digitais, como o Revolut (6,5%), e-banking (5%) e Multibanco (1,1%).
“É extremamente positivo verificarmos que a esmagadora maioria dos inquiridos mencione ter atenção no momento de efetuar um pagamento online e confirmar a legitimidade da fonte antes de o fazer. A segurança nas compras online é um dos grandes focos do OLX e temos iniciativas no sentido de instruir os nossos utilizadores na literacia digital, de forma a efetuarem as suas compras da melhor forma possível”, explica Andreia Pacheco, Head of Marketing do OLX Portugal.
Relativamente às compras realizadas na plataforma do OLX, a maior parte (33,5%) opta pelo pagamento presencial, logo seguidos pelos que optam pela transferência bancária (27,1%) e pelo MB Way (23,4%). Pagamento à transportadora na entrega do produto é também uma opção para 10,8%, com apenas 1,8% a utilizar formas de pagamento como o Revolut e semelhantes.
Entregas
Relativamente à entrega das compras efetuadas no OLX, 40,5% é feito através de envio por transportadora. Cerca de metade (56,5%) é feito presencialmente, situação para a qual o OLX sugere e disponibiliza pontos de encontro, e 2% com encontro presencial e apoio adicional de transportadora.