Too Good To Go
in

Too Good To Go salva mais de 1,5 milhões de Surprise Bags em Portugal

No ano de 2023, a Too Good To Go salvou mais de 1.506 mil Surprise Bags só em Portugal, representando um aumento de 32% em relação a 2022.

Este crescimento ressalta a adesão crescente à iniciativa e a sua eficácia na redução do desperdício alimentar. Desde a implementação da aplicação em Portugal, já foram salvas mais de 3,9 milhões de Surprise Bags. O número de Surprise Bags salvas no ano de 2023 representa uma percentagem significativa, atingindo 38,4% do total de Surprise Bags poupadas desde o lançamento em 2019.

O envolvimento ativo da comunidade nacional na causa da redução do desperdício alimentar foi evidente, com um aumento de 29% no número de utilizadores que salvaram excedentes alimentares em comparação com o ano anterior.

 

Adesão das lojas

Além disso, a Too Good To Go registou um aumento de 20,8% no número de lojas que aderiram à iniciativa, em comparação com 2022. Desta forma, a comunidade continua a crescer com novas lojas e estabelecimentos que lutam contra o desperdício, juntando-se a outros parceiros como Minipreço, Auchan, A Padaria Portuguesa, Celeiro, Continente, Vila Galé e Gleba que já lutam contra o desperdício alimentar através da aplicação.

De referir ainda que uma única pessoa salvou no último ano 1.160 Surprise Bags, acima das três refeições por dia.

 

Impacto ambiental

Adicionalmente, a nível dos resultados ambientais, a comunidade Too Good To Go contribuiu para evitar a emissão de mais de 1,8 milhões de quilogramas de dióxido de carbono equivalente (CO2e).

O ano de 2023 revelou-se um capítulo extraordinário para a Too Good To Go Portugal, assinalando mais de 1,5 milhões de Surprise Bags salvas e sublinhando o crescente compromisso da nossa comunidade na luta contra o desperdício alimentar. Estes resultados também destacam o compromisso dos retalhistas em desempenharem um papel ativo na promoção de práticas sustentáveis. Acreditamos que abordar conscientemente os excedentes representa não só uma responsabilidade, mas uma estratégia valiosa para impulsionar a mudança para um futuro mais sustentável e sem desperdício de alimentos“, comenta Maria Tolentino, Country Director de Portugal da Too Good To Go.

 

Desperdício alimentar e a crise climática

A Too Good To Go reconhece a urgência de mitigar o desperdício alimentar, que representa 40% de toda a comida produzida a nível mundial, contribuindo com 10% das emissões de gases de efeito estufa causadas pelo ser humano (dados da WWF de 2021).

Para além da aplicação, a empresa desenvolve conteúdos de sensibilização nas suas redes sociais, apresentando dicas e receitas para combater o desperdício alimentar. Adicionalmente, promove campanhas de sensibilização para esclarecer a confusão em torno das etiquetas de validade, responsáveis por cerca de 10% do desperdício alimentar na Europa, segundo dados da Comissão Europeia em 2018.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Renault José Pedro Neves

José Pedro Neves é o novo diretor geral da Renault Portugal

ASAE

ASAE apreende 4.300 artigos de Carnaval no valor de 41.800 euros