in

Toblerone muda de embalagem com transferência de parte da sua produção para a Eslováquia

Foto Youproduction/Shutterstock.com

O Monte Cervino ou Matterhorn vai desaparecer das embalagens de Toblerone, com a transferência de parte da sua produção para a Eslováquia, uma vez que os regulamentos Swissness Act restringem o uso da iconografia suíça a produtos comercializados como fabricados localmente.

Criado em 1908 por Theodor Tobler, o chocolate Toblerone construiu sua identidade de marca em torno de dois aspetos principais: a sua forma triangular e a sua origem suíça. Este tem sido um pilar fundamental da personalidade da marca da Mondelēz, ao ponto de o Matterhorn, localizado na cordilheira alpina entre a Suíça e a Itália, ou o urso, símbolo de Berna, servirem como elemento identificador da sua estética.

No entanto, isso está prestes a mudar quando a empresa transferir parte da produção para Bratislava, capital da Eslováquia, a partir do mês de julho.

 

Swissness

A empresa vê-se agora forçada a remover a imagem do Monte Cervino, para cumprir as disposições dos regulamentos conhecidos como Swissness Act, criados em 2017 e que estabelecem restrições para o uso da iconografia suíça, como a cruz branca sobre um fundo vermelho da bandeira nacional e outros símbolos ou indicadores em alimentos, produtos industriais e serviços.

Especificamente, e de acordo com o The Guardian, para que os produtos alimentares sejam comercializados como “made in Switzerland”, 80% das matérias-primas deve vir do país e a maior parte do processamento deve ter lugar lá. Para o leite e os produtos lácteos, a quota exigida é de 100%, com exceções para ingredientes que não podem ser obtidos na Suíça, como o cacau.

Consequentemente, o Matterhorn, cuja aparência é transferida para a forma triangular da barra de chocolate, será substituído por um cume mais genérico, como apontou um porta-voz da marca ao jornal suíço Aargauer Zeitung. A nova embalagem apresentará a imagem de uma montanha mais modernizada e aerodinâmica, que estará alinhada com a estética geométrica e triangular e contará com a frase “estabelecido na Suíça”, em vez de “da Suíça”.

 

Mudança de produção

O objetivo da transferência na produção é “responder ao aumento da procura em todo o mundo e fazer crescer a marca Toblerone para o futuro”. A nova identidade visual incluirá um “novo tipo de letra e logótipo Toblerone distintivo, que é ainda mais inspirado nos arquivos de Toblerone, com a inclusão da assinatura do nosso fundador, Tobler”.

O Matterhorn apareceu, pela primeira vez, na embalagem de Toblerone em 1970. Antes disso, a marca usava as imagens de ursos e águias, animais típicos de Berna, bem como da flora típica do país.

Esta não é, de resto, a primeira mudança notável no Toblerone. Em 2016, aumentou os espaços entre triângulos de chocolate no Reino Unido e vendeu-os pesando 150 gramas, em vez de 170. Um ano mais tarde, Mondelēz também reduziu o peso das barras Toblerone vendidas na Alemanha e o número de triângulos foi reduzido de 15 para 11. A barra voltou à sua forma original, em 2018.

embalagens

Mais de 22,6 milhões de embalagens de bebidas recolhidas pelo consórcio APIAM/APED/PROBEB

Recomeços

Linha de apoio ao cliente Ikea torna-se linha de apoio às vítimas de violência