A Kopke acaba de lançar o seu novo Winemaker’s Collection, um Rosé Reserva – Tinto Cão 2019, o segundo desta edição limitada, sucedendo ao Grande Reserva Branco Arinto & Rabigato, lançado em outubro do ano passado.
Em Portugal, face às circunstâncias atuais, este foi o primeiro vinho a ser lançado através de um evento inédito, numa sala virtual, onde os convidados de várias áreas do sector tiveram a oportunidade de interagir numa conversa à volta do vinho com prova do mesmo.
Lançado sob a chancela da Kopke, este é o primeiro rosé a integrar a coleção exclusiva de vinhos que o enólogo Ricardo Macedo tem vindo a desenvolver de forma exclusiva para a marca. A Winemaker’s Collection é um projeto “que nasce como fruto do espírito irrequieto e experimentalista da equipa de enologia, que, ao longo dos anos, acompanha e estuda o potencial de cada casta proveniente de micro-terroirs diferentes no Douro, vinificando-as e estagiando-as de forma a testar resultados“.
Casta Tinto Cão
À tradição alia-se a vontade de inovar, resultando em “vinhos únicos e irreverentes“, sendo que, para Ricardo Macedo, enólogo responsável, este é sem dúvida um vinho muito especial. “Tudo o que imaginei para um rosé está neste vinho”, sublinha.
É elaborado a partir da casta Tinto Cão, umas das castas mais resistentes do Douro, proveniente de uma vinha no Cima-Corgo situada a 400 metros de altitude e com cerca de 30 anos de idade, que se caracteriza por apresentar um cacho pequeno e película densa e de maturação tardia, o que permite atingir níveis de acidez muito interessantes.
Vinificado na Quinta de São Luiz, o Kopke Winemaker’s Collection Rosé Reserva 2019 apresenta uma cor salmão. “Aromaticamente elegante, cativa pelo bouquet de frutas frescas como a groselha e a romã. De taninos sedosos, impressiona pela cremosidade e até por uma certa untuosidade que, por si, realçam a sua complexidade. Termina longo e fresco, em contemplação“.
“Rosé à séria”
André Figuinha, head-sommelier do Restaurante Feitoria, reforça o facto desta segunda edição do Winemaker’s Collection ser “um rosé sério, de cor marcante, com lugar à mesa para grandes ocasiões”.
Para Ricardo Rodrigues, head-sommelier do Restaurante Ocean, “a Kopke volta a trazer um excelente produto para o mercado, mantendo a sua fasquia muito elevada. Um vinho que promete surpreender os amantes de rosé, através da sua pureza, intensidade e versatilidade tanto para um copo num momento mais descontraído, como para um momento mais sério acompanhando uma refeição”.
Ricardo Rodrigues destaca ainda que a categoria do rosé premium em Portugal passou a ser tratada de forma mais séria por produtores e consumidores, verificando-se uma clara tendência de crescimento da mesma no mercado. Para o sommelier “o mais importante é que o rosé pode ter muitos significados para os diferentes consumidores, demonstrando assim a sua versatilidade e naturalmente o seu sucesso”.
A edição limitada Kopke Winemaker’s Collection Rosé Reserva 2019 disponibilizará no mercado 2.541 garrafas de 750 mililitros, numeradas e assinadas.