A aplicação TikTok está a focar-se no comércio eletrónico para iniciar a próxima fase do seu crescimento. Ao fazê-lo, a aplicação vai concorrer diretamente com o Facebook.
Uma série de novas ferramentas vão ficar ativas no TikTok, em 2021. Uma delas permitirá que os TikTokkers vinculem produtos que recomendam e ganhem, automaticamente, uma comissão a cada compra feita por meio desse canal. Além disso, as marcas poderão expôr o seu catálogo de produtos no TikTok.
Um anunciante citado pelo Financial Times explica que “é o marketing de afiliados da ‘velha escola’“, mas com um impulso adicional, já que os TikTokkers podem vincular-se a qualquer produto, mesmo que não tenham uma parceria formal com a marca.
Concorrência com o Facebook
Estas ferramentas, apesar de inteligentes, não são inovadoras. Com estas novidades, o TikTok está a entrar, diretamente, em concorrência com o Facebook, que oferece uma série de ferramentas semelhantes por meio da sua subsidiária Instagram.
Ainda assim, o grande ativo do TikTok, que pertence à empresa chinesa ByteDance, é a sua enorme base de utilizadores, que outras plataformas dificilmente podem alcançar. Nas suas apresentações aos anunciantes, o próprio TikTok afirma que 40% dos seus utilizadores não tem uma conta no Facebook e até 63% não tem um perfil no Twitter. A plataforma tem cerca de mil milhões de utilizadores ativos por mês.