Depois do champô sólido One & Done, a marca portuguesa de cosméticos sustentáveis lança um sabonete de corpo e dois acessórios.
A prole dos cosméticos de raiz sustentável continua a crescer no mercado nacional e a vianense Shaeco volta a ser estufa de um novo rebento. O último é o The Soap, um sabonete sólido vegan, livre de sulfatos, parabenos e queratina e, também, sem óleo de palma, tão omnipresente nas nossas vidas ao ponto de colocar em perigo florestas tropicais inteiras, quando não é proveniente de fontes sustentáveis.
O novo produto é fiel ao ADN que fez a Shaeco nascer há sete meses para o sector, através do champô sólido feito à base de ingredientes amigos do ambiente, “cruelty-free”, livres de micro plásticos e com embalagens 100% recicladas e recicláveis, e surge, desta feita, com aroma a coco e em três pesos diferentes (35, 100 e 150 gramas), para atender a usos familiares díspares.
Acessórios
The Soap, The Soap Mini e The Soap On A Rope (maxi, com cordel em algodão) surgem no catálogo da marca ao mesmo tempo que o Woody, um pente de madeira feito artesanalmente (à mão), com sobras decorrentes da poda de árvores, sobretudo freixo. “Nenhum pente é exatamente igual. A cor e a textura são únicas, dependendo da madeira disponível. A cor de cada Woody é totalmente natural, realçada apenas pela absorção do azeite utilizado no acabamento, o que é ótimo para o cabelo também. Pela maneira de corte, a favor dos veios da madeira, os pentes ficam super resistentes e as pontas são polidas para não danificar os fios de cabelo. O foco da Shaeco são os produtos ecológicos e naturais e o Woody complementa a mensagem que queremos passar. A ideia é que os óleos naturais do cabelo sejam absorvidos pela madeira e, com o uso, esses óleos voltem a nutri-lo”, explica Vera Maia, mentora da insígnia.
O Woody junta-se assim à Pebble, a caixa de transporte feita de resíduos da indústria portuguesa de cortiça que a empresa idealizou para o champô sólido One & Done.
Estes membros da família Shaeco não ficarão, porém, sozinhos no alinhamento. Terão a companhia da saboneteira Seashell, inspirada nas conchas do mar, mas feita de cortiça.
Shaeco alarga gama gradualmente
A Seashell foi desenvolvida para acomodar e manter perfeitamente seco, em condições ideais, o champô sólido ou os sabonetes da marca. A saboneteira tem um furo na base, que permite escorrer a água entre lavagens, bem como um tratamento especial impermeabilizante.
Nos bastidores, entretanto, a Shaeco continua a trabalhar novas fórmulas para alargar a sua gama de cosméticos, fabricados com matérias-primas sustentáveis e embalagens ecológicas. Daí o mote “Cuida do teu cabelo. E do teu corpo. Ama o planeta”.
A marca continua a crescer a uma taxa média mensal de 32%, um número que contempla os mercados externos a que já chega (Estados Unidos da América, França, Suíça, Suécia, Reino Unido, Alemanha, entre outros).