in

Tesco estuda saída da Ásia

Foto Shutterstock

A Tesco está a estudar a venda das suas duas mil lojas na Tailândia e na Malásia, o que representará o seu abandono do mercado asiático.

A Tesco confirma que, após ter recebido uma oferta de compra, começou a rever as opções estratégicas para os seus negócios na Tailândia na Malásia, incluindo a avaliação de uma possível venda destes negócios”, confirma a cadeia britânica em comunicado. Não obstante, assegura, esta análise ainda está numa fase inicial, “não se tomaram decisões sobre o futuro da Tesco na Tailândia ou na Malásia e não se poderá garantir a conclusão de qualquer transação”.

A cadeia de retalho possui 1.967 pontos de venda na Tailândia e 74 na Malásia. Em ambos os mercados, opera sob as insígnias Tesco e Lotus, dando emprego a 60 mil pessoas. Segundo os analistas, o valor destes ativos poderá ascender a 8.325 milhões de euros.

No primeiro semestre fiscal, concluído a 24 de agosto, estes ativos geraram vendas no valor de 3.092 milhões de euros, num crescimento de 1%, e lucros de 203 milhões de euros, mais 42,3%.

A confirmar-se esta alienação de ativos, o negócio internacional da Tesco ficará reduzido ao mercado irlandês e da Europa Central, com presença na República Checa, Hungria, Polónia e Eslováquia.

CR&F Reserva Extra com novo design

Roteiros Selecção 1927 é a nova websérie gastronómica da Super Bock