in ,

Tendências mais disruptivas na alimentação e bebidas vão tornar-se “mainstream”

Foto Shutterstock

As mudanças no comportamento dos consumidores, aceleradas pela disrupção trazida pela Covid-19, estão a convergir para fazer evoluir cada sector, incluindo a alimentação e bebidas. De acordo com a Kantar, estas duas indústrias estão no epicentro da experimentação, com conceitos inovadores em torno do bem-estar, sustentabilidade, experiências de elevado impacto e conveniência.

 

Bem-estar e sustentabilidade de mãos dadas

Apesar da pandemia ter causado uma disrupção sem precedentes, a longo prazo, as tendências atuais deverão acelerar e tornar-se “mainstream”. Uma dessas tendências é a relação entre a alimentação e o bem-estar, que continua a crescer e a aprofundar, à medida que o entendimento do que o bem-estar significa também evolui. “As perceções sobre a saúde tornam-se mais holísticas, o papel da comida é ainda mais valorizado como um aspeto primário do bem-estar pessoal. Comida e bebida são inseparáveis da saúde e bem-estar”, defende a Kantar.

De facto, muitos consumidores estão a aderir a novas opções de comida e bebida para colher benefícios imediatos e tangíveis, como perder peso, ganhar massa muscular e até melhorar o seu estado de espírito. Alguns consideram os superalimentos e outros novas formas de abordagem à alimentação, de modo a apoiar a sua saúde mental.

A par do bem-estar pessoal, os consumidores estão também a escolher o que comer e beber tendo por mente a sustentabilidade ambiental. De acordo com dados do Global MONITOR da Kantar, quatro quintos dos consumidores veem uma sobreposição entre o bem-estar e o ambiente. À medida que os desafios de sustentabilidade se tornam mais urgentes, muitos consumidores consideram que o progresso pode ser atingido ao exigir que as marcas de alimentação e bebidas considerem o bem-maior e desenvolvam novas formas de trabalho que estejam em simbiose com o ambiente.

 

Aventura e conveniência

Mas ao mesmo tempo que bem-estar e a sustentabilidade são aspetos muito importantes, a alimentação também desempenha um papel muito importante na vontade do consumidor moderno de ter novas experiências. Dois terços dos consumidores, a nível global, dizem que estão à procura de novas experiências e sensações que estejam em linha com as suas atividades diárias, sendo que a comida e a bebida são um modo para as alcançar.

Além disso, o sector da conveniência está a expandir. Ao mesmo tempo que os consumidores procuram experiências de elevado impacto, muitos deles também buscam soluções que lhes permitam ganhar tempo e gerir melhor o seu ritmo de vida muito agitado, especialmente, no que às refeições diz respeito. Desse modo, a Kantar considera que a busca incessante pela conveniência vai continuar a crescer, mas terá de ser saudável, de elevada qualidade, fresca e deliciosa.

Publicidade

Logista

Produtos de conveniência e de logística suportam negócio da Logista

Asda

Walmart reativa venda da Asda