in

Taxa de inflação em Portugal abranda para 2,1% em fevereiro

Foto Shutterstock

Em fevereiro, a taxa de inflação homóloga diminuiu para 2,1%, caindo 0,2 pontos percentuais face a janeiro, de acordo com a estimativa rápida divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). No primeiro mês do ano, a taxa de inflação tinha acelerado para 2,3%.

“Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá diminuído para 2,1% em fevereiro de 2024, taxa inferior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior”, lê-se na publicação do INE, que irá apresentar os dados definitivos no próximo dia 12 de março.

De acordo com os dados preliminares, o indicador de inflação subjacente, que exclui os produtos alimentares não transformados e energéticos, teve uma variação de 2,2%, que compara com a de 2,4% de janeiro.

Também o índice referente aos produtos alimentares não transformados diminuiu para 0,8%, quando em janeiro a variação homóloga foi de 3,1%. O INE explica que esse abrandamento acontece parcialmente em consequência do efeito de base associado ao aumento de preços registado em fevereiro de 2023, altura em que se registou uma variação mensal de 1,4%.

Já os produtos energéticos registaram uma variação contrária, tendo aumentado para 4,3%, mais 0,2 pontos percentuais face a janeiro.

Siga-nos no:

Google News logo

Kiabi

Kiabi abre nova loja em Torres Vedras

Worten

Worten eleita A Melhor Loja Online de Portugal na categoria de eletrodomésticos