in

Symington lança novo Rosé da Quinta da Fonte Souto

Symington

A Symington Family Estates acaba de lançar o primeiro vinho rosé da sua história. Produzido a partir de uvas da casta Aragonez, provenientes da vindima de 2020 da Quinta da Fonte Souto, o vinho apresenta um aroma floral com apontamentos de fruta vermelha fresca e um paladar equilibrado entre a acidez e a textura ampla e complexa.

José Daniel Soares, enólogo residente da Quinta da Fonte Souto, acrescenta que “este é um vinho que materializa a expressão mais pura e fresca das nossas uvas e da nossa serra. Um vinho que surgiu de um ensaio, algo que fizemos para nós, mas que não resistimos em partilhar. Elegante, subtil e muito vivo”.

O conhecimento adquirido desde a aquisição da propriedade, aliado ao potencial qualitativo das vinhas da Quinta da Fonte Souto, levou a que a decisão de produzir e engarrafar este lote experimental de vindima fosse óbvia. Desde que começámos o projeto da Quinta da Fonte Souto, foi sempre um sonho meu desafiar o meu primo Charles a produzir um vinho rosé. Quando lançámos as primeiras colheitas da Quinta da Fonte Souto, e me apercebi da frescura e elegância que aqueles vinhos tinham, a criação deste rosé seria naturalmente o próximo passo a dar”, explica Dominic Symington, membro da quarta geração da família.

 

Quinta da Fonte Souto

A quinta, localizada em Portalegre, é o primeiro projeto da família Symington fora da região demarcada do Douro. Adquirida em 2017, e com o lançamento das primeiras colheitas em 2019, a propriedade tem, desde então, cimentado um perfil de autenticidade nos seus vinhos, representativos do potencial da região de Portalegre.

Nestes dois últimos anos que se seguiram à apresentação da Quinta da Fonte Souto, o principal foco da família Symington tem sido o de aumentar a compreensão do terroir único da propriedade, com o objetivo de produzir vinhos que representem uma interpretação fiel das características que o seu local de proveniência lhes confere. “

Dado que a produção desta primeira colheita está limitada a aproximadamente 1.500 garradas, o Quinta da Fonte Souto Rosé poderá ser encontrado em garrafeiras e outros locais selecionados e nos centros de visita Symington (Graham’s e Quinta do Bonfim). Quem se deslocar até Portalegre terá também a oportunidade de provar e adquirir este vinho diretamente na propriedade, após a inauguração da loja e da sala de provas da Quinta da Fonte Souto, programada para o mês de agosto.

Corticeira Amorim

Corticeira Amorim é membro fundador da Sustainable Wine Roundtable

Aldi

Aldi Portugal adere ao Pacto Português para os Plásticos