in

Supermercados reduzem as gamas de produtos

Os supermercados britânicos estão a reduzir a gama de produtos por si oferecida. De acordo com a IRI, em julho, o número de linhas de produtos congelados nos supermercados tinha caído 2% face ao período homólogo de 2014.

Na área da parafarmácia, os medicamentos de venda livre e os produtos de beleza eram menos 3,6%, enquanto nas cervejas, vinhos e bebidas espirituosas, o número de referências tinha reduzido 2%. “Até agora, temos poucos indícios de uma considerável racionalização das gamas, embora algumas categorias tenham sido mais fortemente afetadas. Alguns retalhistas estão a reduzir mais gamas do que outros, mas todos estão a considerar a otimização dos sortidos, analisando categoria a categoria e determinando o efeito da redução nas vendas em volume e em valor. Isto permite-lhes afinar o seu mix de produtos sem prejudicar a fidelidade dos consumidores”, comenta Marting Wood, consultor na IRI.

A Tesco, por exemplo, esteve debaixo dos holofotes quando anunciou que iria retirar de linear os produtos da Carlsberg. O supermercado planeia reduzir o número de produtos oferecidos dos atuais 90 mil para 65 mil.

Filipe Bonina assume direção de Marketing da Sagres

Unilever começa a produzir gelados em África