in

Supermercados franceses não vão vender ovos de categoria 3

A sensibilidade social existente para as condições em que a indústria alimentar trata os animais tem sido utilizado pelas maiores cadeias de supermercados em França e outros países europeus para lançar uma mensagem ecológica.

Uma das mais recentes manifestações é do Intermarché, a terceira maior cadeia de supermercados em França, que anunciou que não vai vender os ovos com código 3 da sua marca, em 2020, e que em 2025 não vai oferecer ovos deste categoria.

O código numérico impresso na casca de ovo tem um primeiro dígito que corresponde ao tipo de criação que experimentaram as galinhas de onde provêm. Assim, 0 significa que o ovo é de produção biológica; 1 que são de galinhas de campo; 2 que as aves foram criados no solo e 3 refere-se à criação em gaiolas.

O Carrefour já havia anunciado, no final de 2016, que até 2020 não haverá ovos de criação em gaiolas nas suas superfícies. A cadeia Monoprix já se antecipou e já não os vende. Outras empresas, como o Lidl, também se juntaram à “liga contra os ovos com código 3”.

Walmart testa sistema de pagamentos semelhante à Amazon Go

A quem interessa mais a conveniência?