Startups portuguesas lideram inovação alimentar sustentável no EIT Food Seedbed Incubator 2025

Cinco projetos nacionais integram programa europeu de referência

EIT Food Seedbed Incubator

Oiça este artigo aqui:

Portugal voltou a brilhar no cenário europeu da inovação alimentar sustentável, alcançando um feito notável na edição de 2025 do EIT Food Seedbed Incubator. O programa de pré-aceleração, promovido pelo EIT Food, acaba de divulgar as startups selecionadas e, entre as escolhidas, cinco projetos portugueses destacam-se pelo seu carácter inovador e compromisso com soluções de elevado potencial global.

Três destas startups — PhycoFerm, GreenCide e MBP BioTech — são alumni de programas de aceleração da BGI Sustainable Ventures, uma entidade que tem vindo a afirmar-se como peça fundamental do ecossistema nacional de empreendedorismo sustentável. Este resultado reforça o impacto e a vitalidade do ambiente de inovação português, cujos agentes continuam a cruzar fronteiras com propostas disruptivas para o sector alimentar.

 

As startups portuguesas selecionadas

A PhycoFerm recorre à fermentação baseada em inteligência artificial para produzir ingredientes de microalgas, ricos em nutrientes e de fácil escalabilidade, aproveitando subprodutos da indústria agroalimentar.

Por sua vez, a GreenCide desenvolve a EucaBio, um biopesticida inovador feito a partir de eucalipto, com comprovada ação bactericida contra diversos patógenos agrícolas.

Já a MBP BioTech foca-se na transformação de resíduos aquáticos e espécies marinhas subvalorizadas em proteínas, ómega-3 e ingredientes funcionais, servindo tanto os sectores alimentar como cosmético.

Também selecionada, a ChainReactor une impressão 3D e machine learning para criar soluções biotecnológicas à medida, promovendo uma nova geração de personalização e eficiência no sector.

Finalmente, a HUMIVERSO apresenta um processo de hiper fermentação para converter resíduos orgânicos em bioestimulantes naturais, promovendo a saúde dos solos, a agricultura regenerativa e a circularidade económica.

Para Gonçalo Amorim, CEO da BGI, a presença de cinco startups nacionais, incluindo três alumni da BGI, entre as selecionadas para o Seedbed Incubator é motivo de grande orgulho. “É um claro sinal de que Portugal está a afirmar-se como líder em inovação sustentável e tecnologias agroalimentares e acentua o nosso propósito na BGI de apoiar e disponibilizar ferramentas de suporte para os empreendedores nacionais”, afirma.

 

EIT Food Seedbed Incubator

O EIT Food Seedbed Incubator é um programa de pré-aceleração de seis meses, dedicado a apoiar startups em fase inicial, proporcionando-lhes ferramentas para validar o mercado e desenvolver modelos de negócio sustentáveis. Desde a sua criação, o programa já impulsionou centenas de equipas por toda a Europa, promovendo projetos com verdadeiro impacto no sector alimentar.

A missão do Seedbed Incubator é identificar, apoiar e acelerar as inovações agroalimentares mais promissoras do continente, com vista à criação de startups capazes de contribuir para um sistema alimentar europeu mais sustentável, eficiente e resiliente.

 

Inovação com ADN português

O dinamismo do ecossistema nacional de inovação alimentar está em destaque na Grande Consumo N.º 93. Nesta edição, damos palco a startups portuguesas que estão a transformar o sector com soluções disruptivas. Um retrato da criatividade e ambição tecnológica que está a posicionar Portugal como referência internacional na construção de um sistema alimentar mais sustentável, resiliente e inteligente.

Siga-nos no:

Google News logo

 

Concordis

Nova central de compras europeia

Fixando inglês

Plataforma Fixando internacionaliza-se e regista aumento de pedidos em inglês, espanhol e alemão