in

Startups de inteligência artificial para o comércio e turismo vencem Prémios Empreendedor XXI

Sensei Tech e HiJiffy recebem prémio de cinco mil euros

Foto Shutterstock

As startups portuguesas de inteligência artificial Sensei Tech e HiJiffy foram as vencedoras da terceira edição dos Prémios Empreendedor XXI em Portugal.

A Sensei Tech, com sede em Castelo Branco, desenvolve uma solução inovadora baseada em machine learning e inteligência artificial para implementação em lojas de retalho autónomas. Através da análise de dados em tempo real, a Sensei Tech permite ao retalhista a otimização do seu negócio e da experiência que oferece aos seus clientes. A empresa está a preparar a abertura das primeiras lojas autónomas na Europa, ainda este ano.

A HiJiffy, por seu turno, apresenta uma solução tecnológica inovadora que centraliza, automatiza e mede todas as atividades de atendimento ao cliente nos hotéis. Os mais de 500 hotéis que já utilizam a HiJiffy verificaram uma automatização de 70% das comunicações com os hóspedes que exigem respostas quase instantâneas e digitais, 24 horas por dia, com o novo paradigma da Covid-19 em grande foco, ao promover a comunicação também durante a estadia de uma forma digital.

 

Prémios Empreendedor XXI

Os Prémios Empreendedor XXI são uma iniciativa organizada pelo BPI e pela DayOne, divisão do CaixaBank especializada para empresas de tecnologia, inovação e respetivos investidores, em parceria com a ANI – Agência Nacional de Inovação e que conta com o alto patrocínio do Ministério da Economia.

Para além dos prémios monetários (cinco mil euros), os vencedores terão acesso a programas de acompanhamento internacional que, de acordo com o seu perfil, os levarão a Silicon Valley ou à Universidade de Cambridge. No primeiro caso, participarão num programa organizado pela ESADE, em colaboração com a Singularity University; no segundo caso, acederão a um curso internacional de crescimento empresarial para startups (Ignite Fast Track).

Foram 139 as startups portuguesas a candidatarem-se à terceira edição dos Prémios Empreendedor XXI: 75 na região norte e centro e 64 na região sul e ilhas. A Sensei Tech foi a vencedora na categoria territorial norte e centro e a HiJiffy venceu na categoria territorial sul e ilhas.

Publicidade

OPPO A91

OPPO A91 já disponível em Portugal

H&M

H&M fecha temporariamente 95 lojas devido aos protestos pela morte de George Floyd